VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA POR MEIO DO PROJETO PIBID
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102920 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 5243 "titulo" => "VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA POR MEIO DO PROJETO PIBID" "resumo" => "O Curso de Licenciatura em Educação do Campo é interdisciplinar e busca valorizar saberes locais e culturas tradicionais, sendo o PIBID uma ferramenta crucial para a formação de educadores rurais. A pesquisa foca na importância do projeto na EMEIF Demóstenes Ranieri, durante abril a junho de 2023, com base em abordagem qualitativa. O mesmo enriquece a formação dos licenciandos, proporcionando experiências práticas na escola do campo, combinadas com a teoria acadêmica. Esse programa é vital para a construção de professores sólidos para o ambiente rural, trabalhando suas especificidades. A pesquisa parte da pergunta sobre a relevância do PIBID na formação dos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do CUNTINS/Cametá. O estudo adota a abordagem qualitativa, enfocando a vivência na EMEIF Demóstenes Ranieri, usando observações e intervenções nas aulas de ciências. O PIBID proporciona contato com a realidade escolar, familiarizando os futuros professores com o ambiente e a rotina, mesmo diante de desafios como falta de recursos. O PIBID capacita os licenciandos a interagir com alunos e professores, criando estratégias pedagógicas enraizadas em vivências cotidianas e conhecimento científico. As intervenções práticas, como a construção de maquetes para ensinar sobre biomas, proporcionam uma formação acadêmica sólida. No entanto, a pesquisa destaca desafios nas escolas do campo, como a falta de recursos básicos, prejudicando o desempenho dos alunos. Em suma, o PIBID é uma oportunidade para a formação de professores do campo, fortalecendo a identidade dos sujeitos locais e melhorando a educação rural." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5243_TB297_20112023204714.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE FREITAS POMPEU" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "freitasrayane77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102920 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 5243 "titulo" => "VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA POR MEIO DO PROJETO PIBID" "resumo" => "O Curso de Licenciatura em Educação do Campo é interdisciplinar e busca valorizar saberes locais e culturas tradicionais, sendo o PIBID uma ferramenta crucial para a formação de educadores rurais. A pesquisa foca na importância do projeto na EMEIF Demóstenes Ranieri, durante abril a junho de 2023, com base em abordagem qualitativa. O mesmo enriquece a formação dos licenciandos, proporcionando experiências práticas na escola do campo, combinadas com a teoria acadêmica. Esse programa é vital para a construção de professores sólidos para o ambiente rural, trabalhando suas especificidades. A pesquisa parte da pergunta sobre a relevância do PIBID na formação dos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do CUNTINS/Cametá. O estudo adota a abordagem qualitativa, enfocando a vivência na EMEIF Demóstenes Ranieri, usando observações e intervenções nas aulas de ciências. O PIBID proporciona contato com a realidade escolar, familiarizando os futuros professores com o ambiente e a rotina, mesmo diante de desafios como falta de recursos. O PIBID capacita os licenciandos a interagir com alunos e professores, criando estratégias pedagógicas enraizadas em vivências cotidianas e conhecimento científico. As intervenções práticas, como a construção de maquetes para ensinar sobre biomas, proporcionam uma formação acadêmica sólida. No entanto, a pesquisa destaca desafios nas escolas do campo, como a falta de recursos básicos, prejudicando o desempenho dos alunos. Em suma, o PIBID é uma oportunidade para a formação de professores do campo, fortalecendo a identidade dos sujeitos locais e melhorando a educação rural." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5243_TB297_20112023204714.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE FREITAS POMPEU" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "freitasrayane77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }