RECURSO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE SINALÁRIO EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE BIOLOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102903 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 278 "inscrito_id" => 5766 "titulo" => "RECURSO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE SINALÁRIO EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE BIOLOGIA" "resumo" => "Na área da educação, a inclusão de alunos surdos é um tema de grande importância. Nesse contexto, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desponta como uma relevante ferramenta de garantia para a acessibilidade ao conhecimento e à participação efetiva no ambiente escolar. Porém, no ensino de biologia devido a sua complexidade e as barreiras comunicacionais representadas pela vasta terminologia e conceitos ainda há desafios a serem superados na efetivação de práticas pedagógicas inclusivas e acessíveis. Neste resumo pretendemos relatar as vivências e contribuições na área de ensino de biologia para alunos surdos, oportunizada aos mesmos pela elaboração de um sinalário através da estratégia de busca e criação de sinais específicos para termos e conceitos científicos no processo de ensino e aprendizagem de Biologia em LIBRAS. A atividade foi desenvolvida na etapa de regência, através do Programa de Residência Pedagógica vinculado à Universidade Federal de Pelotas, em duas turmas de ensino médio, pertencentes à Educação Especial Classe Bilíngue de uma escola em Pelotas/RS, sendo uma de segundo ano, com cinco alunos surdos e a outra de terceiro ano, com quatro alunos surdos. A experiência possibilitou observar as potencialidades e fragilidades enfrentadas pela comunidade surda dessa escola e, sobretudo, o quanto o protagonismo dos mesmos, através da construção de um sinalário, torna-se enriquecedor no processo de ensino e aprendizagem em Biologia." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID5766_TB278_28082023234945.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITOR RODRIGUES" "autor_email" => "vitor-rdasilva@educar.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102903 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 278 "inscrito_id" => 5766 "titulo" => "RECURSO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE SINALÁRIO EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE BIOLOGIA" "resumo" => "Na área da educação, a inclusão de alunos surdos é um tema de grande importância. Nesse contexto, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desponta como uma relevante ferramenta de garantia para a acessibilidade ao conhecimento e à participação efetiva no ambiente escolar. Porém, no ensino de biologia devido a sua complexidade e as barreiras comunicacionais representadas pela vasta terminologia e conceitos ainda há desafios a serem superados na efetivação de práticas pedagógicas inclusivas e acessíveis. Neste resumo pretendemos relatar as vivências e contribuições na área de ensino de biologia para alunos surdos, oportunizada aos mesmos pela elaboração de um sinalário através da estratégia de busca e criação de sinais específicos para termos e conceitos científicos no processo de ensino e aprendizagem de Biologia em LIBRAS. A atividade foi desenvolvida na etapa de regência, através do Programa de Residência Pedagógica vinculado à Universidade Federal de Pelotas, em duas turmas de ensino médio, pertencentes à Educação Especial Classe Bilíngue de uma escola em Pelotas/RS, sendo uma de segundo ano, com cinco alunos surdos e a outra de terceiro ano, com quatro alunos surdos. A experiência possibilitou observar as potencialidades e fragilidades enfrentadas pela comunidade surda dessa escola e, sobretudo, o quanto o protagonismo dos mesmos, através da construção de um sinalário, torna-se enriquecedor no processo de ensino e aprendizagem em Biologia." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID5766_TB278_28082023234945.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITOR RODRIGUES" "autor_email" => "vitor-rdasilva@educar.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }