PIBID ARTES UFSM: OCUPAR, VIVENCIAR E PERTENCER EM ESPAÇOS QUE TRANSCENDEM A SALA DE AULA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102855 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "PIBID ARTES UFSM: OCUPAR, VIVENCIAR E PERTENCER EM ESPAÇOS QUE TRANSCENDEM A SALA DE AULA" "resumo" => "O artigo pretende, em síntese, demonstrar como a participação no Pibid é capaz de permitir que estudantes de licenciaturas vivenciem não unicamente a sala de aula, mas também se encontrem como parte constituinte de espaços que vão além dela. Em um panorama mais específico, compreendemos que um(a) docente/artista atuante na contemporaneidade que reconhece sua identidade, sua articulação política e social e, portanto, ocupa espaços e legitima a Arte e a Educação, é uma necessidade emergente. Estamos ancoradas na abordagem metodológica de relato de experiência, já que, em nossa percepção, compartilhar relatos é um processo que enriquece trocas, ideais e memórias de estudantes da educação e professores. Assim, objetivamos narrar momentos de nossa atuação no Pibid de Artes Visuais da UFSM durante o primeiro semestre de 2023, na E.B.E. Érico Veríssimo, na cidade de Santa Maria (RS), os quais acreditamos representar, assim como diz o título do trabalho, como fomos capazes de ocupar, vivenciar e pertencer em espaços que transcendem a sala de aula. Para que a reflexão acerca dessas práticas seja efetivada e sustentada teoricamente, é relevante atentarmos aos conceitos de “Arte”, “Educação” e “Política”, bem como suas interlocuções e as faces que assumem no ensino, hoje. Como resultado desse relato e dessas reflexões inacabadas, percebemos a urgência de se pensar a relevância de programas como Pibid e RP, escutar estudantes que participam deles e compreender suas atuações identitárias em espaços que lhe pertencem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1620_TB227_16112023093404.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA GOTENS ANTUNES" "autor_nome_curto" => "Adriana Antunes" "autor_email" => "adriana.antunes@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102855 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "PIBID ARTES UFSM: OCUPAR, VIVENCIAR E PERTENCER EM ESPAÇOS QUE TRANSCENDEM A SALA DE AULA" "resumo" => "O artigo pretende, em síntese, demonstrar como a participação no Pibid é capaz de permitir que estudantes de licenciaturas vivenciem não unicamente a sala de aula, mas também se encontrem como parte constituinte de espaços que vão além dela. Em um panorama mais específico, compreendemos que um(a) docente/artista atuante na contemporaneidade que reconhece sua identidade, sua articulação política e social e, portanto, ocupa espaços e legitima a Arte e a Educação, é uma necessidade emergente. Estamos ancoradas na abordagem metodológica de relato de experiência, já que, em nossa percepção, compartilhar relatos é um processo que enriquece trocas, ideais e memórias de estudantes da educação e professores. Assim, objetivamos narrar momentos de nossa atuação no Pibid de Artes Visuais da UFSM durante o primeiro semestre de 2023, na E.B.E. Érico Veríssimo, na cidade de Santa Maria (RS), os quais acreditamos representar, assim como diz o título do trabalho, como fomos capazes de ocupar, vivenciar e pertencer em espaços que transcendem a sala de aula. Para que a reflexão acerca dessas práticas seja efetivada e sustentada teoricamente, é relevante atentarmos aos conceitos de “Arte”, “Educação” e “Política”, bem como suas interlocuções e as faces que assumem no ensino, hoje. Como resultado desse relato e dessas reflexões inacabadas, percebemos a urgência de se pensar a relevância de programas como Pibid e RP, escutar estudantes que participam deles e compreender suas atuações identitárias em espaços que lhe pertencem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1620_TB227_16112023093404.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA GOTENS ANTUNES" "autor_nome_curto" => "Adriana Antunes" "autor_email" => "adriana.antunes@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }