PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES ENQUANTO IDENTIDADE DOCENTE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102831 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES ENQUANTO IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "O presente relato visa compartilhar a síntese das vivências dos docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, ressaltando a efetiva participação e envolvimento dos bolsistas e voluntários dos programas de formação inicial de professores (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid e Programa Residência Pedagógica - PRP); sujeitos participantes do estágio supervisionado (estagiárias/os, supervisoras/es e orientadoras/es) e demais sujeitos envolvidos e/ou interessadas/os na prática como componente curricular. A prática como componente curricular está estabelecida dentro da organização curricular das licenciaturas nos componentes intitulados como “Projeto Interdisciplinar” (Prointer) e como “Seminário Institucional das Licenciaturas” (Seilic) perfazendo 225 horas. A partir dos trabalhos desenvolvidos nos componentes curriculares de Prointer das licenciaturas, o Projeto Institucional estabelece que as atividades deverão ser sociabilizadas no componente curricular Seilic. O conjunto desse pensamento reflete-se, portanto, no Projeto Institucional de Formação Docente da UFU, em suas vivências basilares, nas quais se incluem o Pibid, PRP, Prointer e Seilic. A interlocução estabelecida pelo Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da UFU possibilitou a comunicação e o diálogo entre as várias áreas e ciências. É nítido e significativo o avanço dos últimos três anos no aperfeiçoamento da prática como componente curricular como estava vislumbrado no Projeto Institucional de Formação de Professoras/es da UFU. Cada trabalho apresentado nas diferentes edições do Seilic retrata um movimento que envolve docentes e discentes da Educação Básica e do Ensino Superior enquanto diferentes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem em construção coletiva nas atividades teórico-práticas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1033_TB202_26082023195233.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA MARIA MORA LONGHINI" "autor_nome_curto" => "Iara Maria Mora" "autor_email" => "iaramora@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102831 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES ENQUANTO IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "O presente relato visa compartilhar a síntese das vivências dos docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, ressaltando a efetiva participação e envolvimento dos bolsistas e voluntários dos programas de formação inicial de professores (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid e Programa Residência Pedagógica - PRP); sujeitos participantes do estágio supervisionado (estagiárias/os, supervisoras/es e orientadoras/es) e demais sujeitos envolvidos e/ou interessadas/os na prática como componente curricular. A prática como componente curricular está estabelecida dentro da organização curricular das licenciaturas nos componentes intitulados como “Projeto Interdisciplinar” (Prointer) e como “Seminário Institucional das Licenciaturas” (Seilic) perfazendo 225 horas. A partir dos trabalhos desenvolvidos nos componentes curriculares de Prointer das licenciaturas, o Projeto Institucional estabelece que as atividades deverão ser sociabilizadas no componente curricular Seilic. O conjunto desse pensamento reflete-se, portanto, no Projeto Institucional de Formação Docente da UFU, em suas vivências basilares, nas quais se incluem o Pibid, PRP, Prointer e Seilic. A interlocução estabelecida pelo Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da UFU possibilitou a comunicação e o diálogo entre as várias áreas e ciências. É nítido e significativo o avanço dos últimos três anos no aperfeiçoamento da prática como componente curricular como estava vislumbrado no Projeto Institucional de Formação de Professoras/es da UFU. Cada trabalho apresentado nas diferentes edições do Seilic retrata um movimento que envolve docentes e discentes da Educação Básica e do Ensino Superior enquanto diferentes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem em construção coletiva nas atividades teórico-práticas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1033_TB202_26082023195233.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA MARIA MORA LONGHINI" "autor_nome_curto" => "Iara Maria Mora" "autor_email" => "iaramora@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }