OBSERVAÇÃO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102819 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 2419 "titulo" => "OBSERVAÇÃO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar o período de observação de três bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizado na turma do Infantil V da Escola Projeto Nascente, localizada no bairro de Dendê em Fortaleza (CE). O momento vivido nos trouxe a principal reflexão para a formação do ser professor: como transpor as teorias utilizadas e aprendidas na graduação para a realidade da aprendizagem dos sujeitos da educação infantil? Com base no supracitado problema, para melhor desenvolvimento desta reflexão, buscou-se como método a pesquisa fenomenológica. Além disso, utilizou-se também para embasamento teórico das observações feitas pelos bolsistas resultados de pesquisas sobre a filosofia da educação, formação do currículo e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Como resultado do período relatado, percebeu-se que a teoria e a prática não se desconectam e o uso das teorias aprendidas na graduação servem para guiar na prática da metodologia escolhida pelo(a) professor(a) em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2419_TB190_26082023095101.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PAULO DE FREITAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARCOS PAULO" "autor_email" => "marcospaulo9765@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102819 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 2419 "titulo" => "OBSERVAÇÃO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar o período de observação de três bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizado na turma do Infantil V da Escola Projeto Nascente, localizada no bairro de Dendê em Fortaleza (CE). O momento vivido nos trouxe a principal reflexão para a formação do ser professor: como transpor as teorias utilizadas e aprendidas na graduação para a realidade da aprendizagem dos sujeitos da educação infantil? Com base no supracitado problema, para melhor desenvolvimento desta reflexão, buscou-se como método a pesquisa fenomenológica. Além disso, utilizou-se também para embasamento teórico das observações feitas pelos bolsistas resultados de pesquisas sobre a filosofia da educação, formação do currículo e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Como resultado do período relatado, percebeu-se que a teoria e a prática não se desconectam e o uso das teorias aprendidas na graduação servem para guiar na prática da metodologia escolhida pelo(a) professor(a) em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2419_TB190_26082023095101.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PAULO DE FREITAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARCOS PAULO" "autor_email" => "marcospaulo9765@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }