RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ -MA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102758 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 3226 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ -MA" "resumo" => "Este relato objetiva compartilhar uma experiência formativa docente vivenciada no Programa Residência Pedagógica, vinculado a um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza/Biologia de uma universidade da rede pública federal. As atividades formativas foram realizadas em uma escola pública da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA, entre os anos de 2022 e 2023. Ao longo desse período foram realizadas atividades de observação da realidade escolar e do trabalho docente, intervenções pedagógicas em sala de aula e discussões contextualizadas com os alunos sobre temas de Biologia e Ciências Naturais em ambiente real de educação. O cerne do Programa em questão reside em aprimorar a qualidade do ensino e capacitar alunos residentes para se tornarem professores mais qualificados, com a habilidade de catalisar seus alunos como agentes transformadores da sociedade. A experiência formativa proporcionada pelo projeto ampliou a visão sobre a relação intrínseca entre professor e aluno e entre o conhecimento curricular e a realidade na qual estes agentes estão inseridos. Ao interagir diretamente com os alunos, foi possível perceber como essa conexão é vital para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem significativo. O Programa Residência Pedagógica demonstrou sua eficácia ao amalgamar pesquisa acadêmica com prática docente, habilitando seus participantes a desempenharem um papel ativo na promoção de transformações positivas na educação e na sociedade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3226_TB125_20112023211207.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁDILA FIRMINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DÁDILA FIRMINO" "autor_email" => "dadyla.firmino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102758 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 3226 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ -MA" "resumo" => "Este relato objetiva compartilhar uma experiência formativa docente vivenciada no Programa Residência Pedagógica, vinculado a um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza/Biologia de uma universidade da rede pública federal. As atividades formativas foram realizadas em uma escola pública da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA, entre os anos de 2022 e 2023. Ao longo desse período foram realizadas atividades de observação da realidade escolar e do trabalho docente, intervenções pedagógicas em sala de aula e discussões contextualizadas com os alunos sobre temas de Biologia e Ciências Naturais em ambiente real de educação. O cerne do Programa em questão reside em aprimorar a qualidade do ensino e capacitar alunos residentes para se tornarem professores mais qualificados, com a habilidade de catalisar seus alunos como agentes transformadores da sociedade. A experiência formativa proporcionada pelo projeto ampliou a visão sobre a relação intrínseca entre professor e aluno e entre o conhecimento curricular e a realidade na qual estes agentes estão inseridos. Ao interagir diretamente com os alunos, foi possível perceber como essa conexão é vital para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem significativo. O Programa Residência Pedagógica demonstrou sua eficácia ao amalgamar pesquisa acadêmica com prática docente, habilitando seus participantes a desempenharem um papel ativo na promoção de transformações positivas na educação e na sociedade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3226_TB125_20112023211207.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁDILA FIRMINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DÁDILA FIRMINO" "autor_email" => "dadyla.firmino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }