PRÁTICA DE TOMAR LEITURA EM VOZ ALTA: “DIMENSÕES ESCONDIDAS” E “PRÁTICA INSTITUCIONAL DO MISTÉRIO”
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102689 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "PRÁTICA DE TOMAR LEITURA EM VOZ ALTA: “DIMENSÕES ESCONDIDAS” E “PRÁTICA INSTITUCIONAL DO MISTÉRIO”" "resumo" => "Reporta-se a situações vivenciadas, por meio deste Relato de Experiência, com bolsistas de PIBID e RP à solicitação de organização de atividades como “tomar leitura em voz alta”. Nas reuniões com a professora na universidade a atividade a ser realizada nas escolas pareceu demasiadamente simples e óbvia aos bolsistas, tendo em vista não haver questionamentos, em reuniões, sobre quais procedimentos para realização, e talvez pudéssemos estender às supervisoras, visto não haver indicações de procedimentos aos futuros professores de como organizá-las. Tal prática de leitura parece suscitar lacunas de amparo teórico e metodológico sobre o que é ler e a aparente obviedade de como fazê-las leva-nos à referência de Street (2010) sobre as “dimensões escondidas” e a de Lillis (1999) sobre “prática institucional do mistério”. As duas noções parecem nortear o entendimento do porquê os bolsistas não se questionaram sobre a atividades, do porquê as supervisoras não consideraram seu ensino e do porquê os acadêmicos de Letras compreenderem como uma atividade que obviamente deva estar presente na compreensão leitora. O artigo tem o objetivo investigar, na literatura, sobre a atividade de tomar leitura em voz alta resulta em compreensão de sentidos de um texto. Para finalizar o relato constroem-se reflexões para atuação docente esperando que o melhor entendimento de tais dimensões, colabore para um ensino mais eficaz e significativo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV190_MD3_ID158_TB46_01082023082943.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDA MARI TROMBETTA" "autor_nome_curto" => "Vanda Mari Trom" "autor_email" => "vandatrombetta@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102689 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "PRÁTICA DE TOMAR LEITURA EM VOZ ALTA: “DIMENSÕES ESCONDIDAS” E “PRÁTICA INSTITUCIONAL DO MISTÉRIO”" "resumo" => "Reporta-se a situações vivenciadas, por meio deste Relato de Experiência, com bolsistas de PIBID e RP à solicitação de organização de atividades como “tomar leitura em voz alta”. Nas reuniões com a professora na universidade a atividade a ser realizada nas escolas pareceu demasiadamente simples e óbvia aos bolsistas, tendo em vista não haver questionamentos, em reuniões, sobre quais procedimentos para realização, e talvez pudéssemos estender às supervisoras, visto não haver indicações de procedimentos aos futuros professores de como organizá-las. Tal prática de leitura parece suscitar lacunas de amparo teórico e metodológico sobre o que é ler e a aparente obviedade de como fazê-las leva-nos à referência de Street (2010) sobre as “dimensões escondidas” e a de Lillis (1999) sobre “prática institucional do mistério”. As duas noções parecem nortear o entendimento do porquê os bolsistas não se questionaram sobre a atividades, do porquê as supervisoras não consideraram seu ensino e do porquê os acadêmicos de Letras compreenderem como uma atividade que obviamente deva estar presente na compreensão leitora. O artigo tem o objetivo investigar, na literatura, sobre a atividade de tomar leitura em voz alta resulta em compreensão de sentidos de um texto. Para finalizar o relato constroem-se reflexões para atuação docente esperando que o melhor entendimento de tais dimensões, colabore para um ensino mais eficaz e significativo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV190_MD3_ID158_TB46_01082023082943.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDA MARI TROMBETTA" "autor_nome_curto" => "Vanda Mari Trom" "autor_email" => "vandatrombetta@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }