Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

ESPACIALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES INGRESSANTES POR COTA RACIAL NO IFCE QUIXADÁ

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

De acordo com pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a segunda pior colocação em mobilidade social. Ou seja, a possibilidade de ascender socialmente é quase impossível quando o indivíduo possui origem familiar de baixa renda. O estudo ainda aponta que essa falta de mobilidade prejudica o crescimento econômico do país, pois “talentos” são subutilizados. Consideramos que à população negra essa possibilidade de ascender economicamente e socialmente é agravada, pois são ainda mais interseccionados por fatores que impedem essa mobilidade, como o racismo e a discriminação. O processo de interiorização das Universidades e Institutos Federais no Brasil vem possibilitando uma maior acessibilidade e democratização espacial da distribuição desses espaços e, consequentemente, no acesso à educação técnica e superior. Aliada a esse processo, as ações afirmativas são capazes de ampliar esse acesso de forma democrática. Considerando tal contexto, esse estudo realizou uma análise da espacialização dos estudantes ingressantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Quixadá, por meio de cotas raciais. Foram levantados e mapeados os municípios de origem desse público, o que possibilitou uma visão e análise espacial desses estudantes. Os resultados apontaram que dos 13 municípios que compõem a região de planejamento Sertão Central, 06 deles são municípios de origem dos alunos ingressantes no ano de 2023 por meio da cota racial, havendo também estudantes oriundos das regiões Sertão de Canindé, Maciço de Baturité e Grande Fortaleza. Por meio dos resultados conseguimos perceber que a cota racial possibilitou o ingresso de estudantes de 04 regiões do Ceará.

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