Artigo E-book VIII ENESEB

E-books

ISBN: 978-85-61702-69-4

“E SE NOSSOS VERSOS FALASSEM ASSIM…” - NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E PROFSOCIO: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
0 of 0
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102539 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 623 "titulo" => "“E SE NOSSOS VERSOS FALASSEM ASSIM…” - NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir novas metodologias de ensino que podem ser efetivadas por meio de uma linguagem poética desenvolvidas no projeto de iniciação científica PIBIC – Ciências Sociais. Tendo em vista que o processo de aprendizagem, conforme promulgou Vigotski em: “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem”, se fundamenta segundo este autor, na área de desenvolvimento potencial que é a principal área de aprendizagem. Nesta, os alunos vão adquirindo processos internos de desenvolvimento e quando interrelacionam entre si, a partir da convivência, eles vão mudando internamente. Neste sentido a aprendizagem não é desenvolvimento, mas a utilização correta da aprendizagem leva ao desenvolvimento e ativa seu agrupamento mental levando-o ao desenvolvimento. Muitas dessas capacidades defendidas pelo autor é um momento universal e promovem uma aprendizagem significativa e historicamente formada. A linha de estudo em que se encontra Vigotski associa uma perspectiva sócio-histórica cultural do aprender humano ao aprender dos alunos e de como existem várias formas de aprendizagem em que o aluno se sinta parte integrante de uma aula que ele ajudou a desenvolver. O interesse dos alunos pelos estudos é um desafio a ser enfrentado. Para que consigam desenvolver a capacidade de interpretação do pensamento dos autores clássicos e relacionar com os eventos que vivenciam todos os dias, é necessário que esse movimento seja algo que queiram realizar e lhes seja prazeroso, pois observamos que o mundo fora da sala de aula impulsiona os alunos a tudo aquilo que está ligado ao prazer, que não gere grandes esforços e lhes tragam alguma recompensa. Os alunos querem e precisam estar motivados para que tenham interesse em realizar determinadas atividades e quando estas geram desprazer não encontram o esforço suficiente para realizá-las. Dessa forma, entendemos que existem várias formas de aprender e elaboramos um projeto que articula o estudo dos autores a uma linguagem que atraia a atenção dos estudantes. Fizemos a opção pela linguagem poética, pois durante a pandemia da Covid-19, observamos que muitos alunos se sentiram reprimidos, fragilizados, com muito medo, tristes e perderam o interesse pela escola. Na volta às aulas, o que mais desejavam era falar de suas emoções, pois estavam visivelmente abalados. Por meio da poesia, diversos sentimentos podem ser expressos e acreditamos ser um elemento fundamental ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a musicalidade, as rimas e a forma como os versos são escritos ajudam a produzir uma memorização eficaz, que se desdobra em um processo qualitativo de aprendizagem. O autor Sérgio Vaz nos livros: “O colecionador de pedras” e “Flores de alvenaria”, nos ajuda a refletir e a olhar por meio de sua poesia a sociedade em nossa volta. A análise crítica que o autor faz em cada uma de suas poesias nos auxilia no caminhar do projeto e faz com que os alunos descubram e se descubram, na poesia, uma forma de expressão e de “desnaturalização dos fatos sociais”. O objetivo geral deste projeto é tornar o estudo de Sociologia um momento prazeroso e enriquecedor aos alunos, de forma que consigam relacionar e expressar o seu cotidiano com conceitos específicos que serão abordados em forma de poesia. Neste sentido, “As regras do método sociológico”, de Émile Durkheim. Desta forma, os alunos terão condições de ampliar a compreensão de conceitos importantes da disciplina de Sociologia desenvolvendo a interpretação e contextualização dos assuntos abordados e buscando desenvolver o espírito crítico atrelando conceitos científicos e sociais à linguagem poética. No primeiro momento o objetivo foi o de trabalharmos os conceitos sociológicos contidos na obra citada de Émile Durkheim em forma de poesia. Para que isso fosse possível foi necessário nos remeter aos ensinamentos de Vigotski de que o conhecimento deve ser construído junto com o aluno para que tenha um sentido para ele. Sendo assim, fizemos à leitura dos livros “O colecionador de pedras'' e ''Flores de alvenaria”, ambos de Sérgio Vaz, por meio das rodas de conversa e debates levantados em torno das impressões observadas em suas poesias e de como podíamos tomar como base para trabalhar o nosso projeto. Neste momento podemos contar com a presença de escritores de Marília fazendo a contextualização do pensamento do autor. O momento seguinte foi dedicado à leitura do livro “As regras dos métodos sociológico”, de Émile Durkheim. Com o intuito de compreensão dos conceitos e ideias do autor, fizemos rodas de conversa e debates sobre os conceitos encontrados, assim como a contextualização do seu pensamento. Neste momento será possível selecionar alguns conceitos para serem trabalhados. O terceiro momento será dedicado à elaboração dos poemas. Acreditamos que podemos contar novamente com a parceria dos escritores e poetas do município no auxílio das poesias que serão construídas pelos alunos. Entendemos que o contato dos alunos com esses profissionais lhes mantém motivados. No quarto momento, de acordo com o material que foi produzido, os alunos farão desenhos e zines para futuramente a produção de um e-book. Podemos contar com artistas da cidade que conheçam a técnica do zine e desenhos visando à produção e organização dos materiais em formato de e-book. Entendemos que a interação com outros profissionais traria trocas de experiências com os alunos e deixaria o conhecimento mais prazeroso, coletivo e interativo. O momento seguinte seria a socialização das experiências vividas pelos alunos em todo esse trajeto, podendo apresentar o resultado final aos alunos da escola e de outras escolas em formato de rodas de conversas e trocas de experiências. Por fim, faremos a elaboração do relatório final, anexando ao mesmo um relato de experiência do que viveram da contribuição à formação deles e as críticas e dificuldades encontradas. O artigo proposto discute por meio da poesia não apenas as teorias dos autores clássicos da Sociologia, mas os leva além, a discutir e a descortinar o espaço escolar em que estão inseridos, assim como essas atividades contribuíram para o processo de ensino- aprendizagem mantendo os motivados a participação ativa e a compreensão da importância de transformação do indivíduo em ser social.O objetivo deste artigo é discutir novas metodologias de ensino que podem ser efetivadas por meio de uma linguagem poética desenvolvidas no projeto de iniciação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E PROFSOCIO: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID623_TB76_04062023193625.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO ANTONIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Alessandro Anto" "autor_email" => "alessandrorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 102539 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 623 "titulo" => "“E SE NOSSOS VERSOS FALASSEM ASSIM…” - NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir novas metodologias de ensino que podem ser efetivadas por meio de uma linguagem poética desenvolvidas no projeto de iniciação científica PIBIC – Ciências Sociais. Tendo em vista que o processo de aprendizagem, conforme promulgou Vigotski em: “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem”, se fundamenta segundo este autor, na área de desenvolvimento potencial que é a principal área de aprendizagem. Nesta, os alunos vão adquirindo processos internos de desenvolvimento e quando interrelacionam entre si, a partir da convivência, eles vão mudando internamente. Neste sentido a aprendizagem não é desenvolvimento, mas a utilização correta da aprendizagem leva ao desenvolvimento e ativa seu agrupamento mental levando-o ao desenvolvimento. Muitas dessas capacidades defendidas pelo autor é um momento universal e promovem uma aprendizagem significativa e historicamente formada. A linha de estudo em que se encontra Vigotski associa uma perspectiva sócio-histórica cultural do aprender humano ao aprender dos alunos e de como existem várias formas de aprendizagem em que o aluno se sinta parte integrante de uma aula que ele ajudou a desenvolver. O interesse dos alunos pelos estudos é um desafio a ser enfrentado. Para que consigam desenvolver a capacidade de interpretação do pensamento dos autores clássicos e relacionar com os eventos que vivenciam todos os dias, é necessário que esse movimento seja algo que queiram realizar e lhes seja prazeroso, pois observamos que o mundo fora da sala de aula impulsiona os alunos a tudo aquilo que está ligado ao prazer, que não gere grandes esforços e lhes tragam alguma recompensa. Os alunos querem e precisam estar motivados para que tenham interesse em realizar determinadas atividades e quando estas geram desprazer não encontram o esforço suficiente para realizá-las. Dessa forma, entendemos que existem várias formas de aprender e elaboramos um projeto que articula o estudo dos autores a uma linguagem que atraia a atenção dos estudantes. Fizemos a opção pela linguagem poética, pois durante a pandemia da Covid-19, observamos que muitos alunos se sentiram reprimidos, fragilizados, com muito medo, tristes e perderam o interesse pela escola. Na volta às aulas, o que mais desejavam era falar de suas emoções, pois estavam visivelmente abalados. Por meio da poesia, diversos sentimentos podem ser expressos e acreditamos ser um elemento fundamental ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a musicalidade, as rimas e a forma como os versos são escritos ajudam a produzir uma memorização eficaz, que se desdobra em um processo qualitativo de aprendizagem. O autor Sérgio Vaz nos livros: “O colecionador de pedras” e “Flores de alvenaria”, nos ajuda a refletir e a olhar por meio de sua poesia a sociedade em nossa volta. A análise crítica que o autor faz em cada uma de suas poesias nos auxilia no caminhar do projeto e faz com que os alunos descubram e se descubram, na poesia, uma forma de expressão e de “desnaturalização dos fatos sociais”. O objetivo geral deste projeto é tornar o estudo de Sociologia um momento prazeroso e enriquecedor aos alunos, de forma que consigam relacionar e expressar o seu cotidiano com conceitos específicos que serão abordados em forma de poesia. Neste sentido, “As regras do método sociológico”, de Émile Durkheim. Desta forma, os alunos terão condições de ampliar a compreensão de conceitos importantes da disciplina de Sociologia desenvolvendo a interpretação e contextualização dos assuntos abordados e buscando desenvolver o espírito crítico atrelando conceitos científicos e sociais à linguagem poética. No primeiro momento o objetivo foi o de trabalharmos os conceitos sociológicos contidos na obra citada de Émile Durkheim em forma de poesia. Para que isso fosse possível foi necessário nos remeter aos ensinamentos de Vigotski de que o conhecimento deve ser construído junto com o aluno para que tenha um sentido para ele. Sendo assim, fizemos à leitura dos livros “O colecionador de pedras'' e ''Flores de alvenaria”, ambos de Sérgio Vaz, por meio das rodas de conversa e debates levantados em torno das impressões observadas em suas poesias e de como podíamos tomar como base para trabalhar o nosso projeto. Neste momento podemos contar com a presença de escritores de Marília fazendo a contextualização do pensamento do autor. O momento seguinte foi dedicado à leitura do livro “As regras dos métodos sociológico”, de Émile Durkheim. Com o intuito de compreensão dos conceitos e ideias do autor, fizemos rodas de conversa e debates sobre os conceitos encontrados, assim como a contextualização do seu pensamento. Neste momento será possível selecionar alguns conceitos para serem trabalhados. O terceiro momento será dedicado à elaboração dos poemas. Acreditamos que podemos contar novamente com a parceria dos escritores e poetas do município no auxílio das poesias que serão construídas pelos alunos. Entendemos que o contato dos alunos com esses profissionais lhes mantém motivados. No quarto momento, de acordo com o material que foi produzido, os alunos farão desenhos e zines para futuramente a produção de um e-book. Podemos contar com artistas da cidade que conheçam a técnica do zine e desenhos visando à produção e organização dos materiais em formato de e-book. Entendemos que a interação com outros profissionais traria trocas de experiências com os alunos e deixaria o conhecimento mais prazeroso, coletivo e interativo. O momento seguinte seria a socialização das experiências vividas pelos alunos em todo esse trajeto, podendo apresentar o resultado final aos alunos da escola e de outras escolas em formato de rodas de conversas e trocas de experiências. Por fim, faremos a elaboração do relatório final, anexando ao mesmo um relato de experiência do que viveram da contribuição à formação deles e as críticas e dificuldades encontradas. O artigo proposto discute por meio da poesia não apenas as teorias dos autores clássicos da Sociologia, mas os leva além, a discutir e a descortinar o espaço escolar em que estão inseridos, assim como essas atividades contribuíram para o processo de ensino- aprendizagem mantendo os motivados a participação ativa e a compreensão da importância de transformação do indivíduo em ser social.O objetivo deste artigo é discutir novas metodologias de ensino que podem ser efetivadas por meio de uma linguagem poética desenvolvidas no projeto de iniciação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E PROFSOCIO: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID623_TB76_04062023193625.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO ANTONIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Alessandro Anto" "autor_email" => "alessandrorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nO ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promo <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\na. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;< b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\nb. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nO ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promo <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\na. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;< b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\nb. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nO ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promo <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\na. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;< b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\nb. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete&nbsp;<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROS&Acirc;NGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANG&Eacute;LICA LYRA DE ARA&Uacute;JO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARA&Uacute;JO DELMIRO G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAM&Aacute;S G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n C&Iacute;CERO MUNIZ BRITO (IFSert&atilde;oPE/UnB)<br />\r\n ARIST&Oacute;TELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MA&Ccedil;AIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOS&Eacute; MIRANDA OLIVEIRA J&Uacute;NIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJ&Oacute; (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n L&Iacute;GIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROG&Eacute;RIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARA&Uacute;JO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GON&Ccedil;ALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CL&Aacute;UDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROG&Eacute;RIO MENDES DE LIMA (Col&eacute;gio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDON&Ccedil;A PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MAR&Iacute;LIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n &Acirc;NGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VAL&Eacute;RIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n &Eacute;BERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VIT&Oacute;RIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n M&Aacute;RCIO KL&Eacute;BER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nO ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promo <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\na. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;< b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\nb. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete&nbsp;<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROS&Acirc;NGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANG&Eacute;LICA LYRA DE ARA&Uacute;JO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARA&Uacute;JO DELMIRO G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAM&Aacute;S G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n C&Iacute;CERO MUNIZ BRITO (IFSert&atilde;oPE/UnB)<br />\r\n ARIST&Oacute;TELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MA&Ccedil;AIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOS&Eacute; MIRANDA OLIVEIRA J&Uacute;NIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJ&Oacute; (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n L&Iacute;GIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROG&Eacute;RIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARA&Uacute;JO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GON&Ccedil;ALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CL&Aacute;UDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROG&Eacute;RIO MENDES DE LIMA (Col&eacute;gio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDON&Ccedil;A PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MAR&Iacute;LIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n &Acirc;NGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VAL&Eacute;RIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n &Eacute;BERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VIT&Oacute;RIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n M&Aacute;RCIO KL&Eacute;BER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de janeiro de 2024

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir novas metodologias de ensino que podem ser efetivadas por meio de uma linguagem poética desenvolvidas no projeto de iniciação científica PIBIC – Ciências Sociais. Tendo em vista que o processo de aprendizagem, conforme promulgou Vigotski em: “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem”, se fundamenta segundo este autor, na área de desenvolvimento potencial que é a principal área de aprendizagem. Nesta, os alunos vão adquirindo processos internos de desenvolvimento e quando interrelacionam entre si, a partir da convivência, eles vão mudando internamente. Neste sentido a aprendizagem não é desenvolvimento, mas a utilização correta da aprendizagem leva ao desenvolvimento e ativa seu agrupamento mental levando-o ao desenvolvimento. Muitas dessas capacidades defendidas pelo autor é um momento universal e promovem uma aprendizagem significativa e historicamente formada. A linha de estudo em que se encontra Vigotski associa uma perspectiva sócio-histórica cultural do aprender humano ao aprender dos alunos e de como existem várias formas de aprendizagem em que o aluno se sinta parte integrante de uma aula que ele ajudou a desenvolver. O interesse dos alunos pelos estudos é um desafio a ser enfrentado. Para que consigam desenvolver a capacidade de interpretação do pensamento dos autores clássicos e relacionar com os eventos que vivenciam todos os dias, é necessário que esse movimento seja algo que queiram realizar e lhes seja prazeroso, pois observamos que o mundo fora da sala de aula impulsiona os alunos a tudo aquilo que está ligado ao prazer, que não gere grandes esforços e lhes tragam alguma recompensa. Os alunos querem e precisam estar motivados para que tenham interesse em realizar determinadas atividades e quando estas geram desprazer não encontram o esforço suficiente para realizá-las. Dessa forma, entendemos que existem várias formas de aprender e elaboramos um projeto que articula o estudo dos autores a uma linguagem que atraia a atenção dos estudantes. Fizemos a opção pela linguagem poética, pois durante a pandemia da Covid-19, observamos que muitos alunos se sentiram reprimidos, fragilizados, com muito medo, tristes e perderam o interesse pela escola. Na volta às aulas, o que mais desejavam era falar de suas emoções, pois estavam visivelmente abalados. Por meio da poesia, diversos sentimentos podem ser expressos e acreditamos ser um elemento fundamental ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a musicalidade, as rimas e a forma como os versos são escritos ajudam a produzir uma memorização eficaz, que se desdobra em um processo qualitativo de aprendizagem. O autor Sérgio Vaz nos livros: “O colecionador de pedras” e “Flores de alvenaria”, nos ajuda a refletir e a olhar por meio de sua poesia a sociedade em nossa volta. A análise crítica que o autor faz em cada uma de suas poesias nos auxilia no caminhar do projeto e faz com que os alunos descubram e se descubram, na poesia, uma forma de expressão e de “desnaturalização dos fatos sociais”. O objetivo geral deste projeto é tornar o estudo de Sociologia um momento prazeroso e enriquecedor aos alunos, de forma que consigam relacionar e expressar o seu cotidiano com conceitos específicos que serão abordados em forma de poesia. Neste sentido, “As regras do método sociológico”, de Émile Durkheim. Desta forma, os alunos terão condições de ampliar a compreensão de conceitos importantes da disciplina de Sociologia desenvolvendo a interpretação e contextualização dos assuntos abordados e buscando desenvolver o espírito crítico atrelando conceitos científicos e sociais à linguagem poética. No primeiro momento o objetivo foi o de trabalharmos os conceitos sociológicos contidos na obra citada de Émile Durkheim em forma de poesia. Para que isso fosse possível foi necessário nos remeter aos ensinamentos de Vigotski de que o conhecimento deve ser construído junto com o aluno para que tenha um sentido para ele. Sendo assim, fizemos à leitura dos livros “O colecionador de pedras'' e ''Flores de alvenaria”, ambos de Sérgio Vaz, por meio das rodas de conversa e debates levantados em torno das impressões observadas em suas poesias e de como podíamos tomar como base para trabalhar o nosso projeto. Neste momento podemos contar com a presença de escritores de Marília fazendo a contextualização do pensamento do autor. O momento seguinte foi dedicado à leitura do livro “As regras dos métodos sociológico”, de Émile Durkheim. Com o intuito de compreensão dos conceitos e ideias do autor, fizemos rodas de conversa e debates sobre os conceitos encontrados, assim como a contextualização do seu pensamento. Neste momento será possível selecionar alguns conceitos para serem trabalhados. O terceiro momento será dedicado à elaboração dos poemas. Acreditamos que podemos contar novamente com a parceria dos escritores e poetas do município no auxílio das poesias que serão construídas pelos alunos. Entendemos que o contato dos alunos com esses profissionais lhes mantém motivados. No quarto momento, de acordo com o material que foi produzido, os alunos farão desenhos e zines para futuramente a produção de um e-book. Podemos contar com artistas da cidade que conheçam a técnica do zine e desenhos visando à produção e organização dos materiais em formato de e-book. Entendemos que a interação com outros profissionais traria trocas de experiências com os alunos e deixaria o conhecimento mais prazeroso, coletivo e interativo. O momento seguinte seria a socialização das experiências vividas pelos alunos em todo esse trajeto, podendo apresentar o resultado final aos alunos da escola e de outras escolas em formato de rodas de conversas e trocas de experiências. Por fim, faremos a elaboração do relatório final, anexando ao mesmo um relato de experiência do que viveram da contribuição à formação deles e as críticas e dificuldades encontradas. O artigo proposto discute por meio da poesia não apenas as teorias dos autores clássicos da Sociologia, mas os leva além, a discutir e a descortinar o espaço escolar em que estão inseridos, assim como essas atividades contribuíram para o processo de ensino- aprendizagem mantendo os motivados a participação ativa e a compreensão da importância de transformação do indivíduo em ser social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.