Introdução: A presença de ligas acadêmicas em cursos de graduação é de grande importância, pois oferece aos estudantes uma oportunidade valiosa de aprofundar seus conhecimentos, explorar áreas específicas de interesse e desenvolver habilidades práticas além da sala de aula. Além disso, promovem a interação entre alunos, criando um aprendizado. Objetivo: Relatar uma experiência envolvendo os ciclos de debates realizados na Liga Acadêmica de Fisioterapia da saúde do idoso – LAFESI. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descrito a partir da vivência dos encontros da liga acadêmica fundada por alunos e docentes do Curso de graduação de Fisioterapia do UNIPÊ. Relato de experiência: Os encontros acontecem nas sexta-feira de 13:00h até às 16:00h, com o intuito de discutir diferentes temáticas voltadas para o envelhecimento, incluindo convidados de referência da área da gerontologia, professores e egressos do curso de Fisioterapia. A cada encontro, os ligantes junto as docentes responsáveis preparam o ambiente, acolhem o palestrante e mobiliza as discussões ao final da fala dos convidados. As temáticas são selecionadas previamente em cronograma com a participação de todos os envolvidos e a partir das necessidades elucidadas na disciplina de Saúde do Idoso e temas atuais. Após o debate, os diretores ligantes levantam questionamentos baseados em leitura prévia de artigos científicos. Resultados: Observou-se que os ligantes ao longo dos encontros vêm participando mais ativamente das discussões, além destas atividades promoverem novas pesquisas na área da gerontologia para trabalhos de conclusão de curso e estímulo à produção científica envolvendo as abordagens discutidas. Conclusão: A contribuição das ligas acadêmicas para a formação dos alunos é amplamente reconhecida pela academia e pelos estudantes da área da saúde, contribuindo para um olhar mais científico e integral do cuidado ao idoso, pois além dos benefícios teóricos, proporcionam vivências práticas e trocas de experiências entre os sujeitos.