Com o avanço das tecnologias e maior uso delas, novas formas de ensino-aprendizagem suprem a carência de concentração dos estudantes. Assim, o uso das tecnologias, enquanto metodologias ativas, vêm ganhando relevância na formação em saúde, pois são potenciais para motivação dos estudantes na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, uma vez que requer agir com autonomia para aprendizagem. Reforça-se a necessidade de estratégias de problematização, para que na situação simulada analisem e reflitam, para uma tomada de decisão assertiva. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência sobre o uso de metodologias ativas no ensino da prática clínica em enfermagem prezando as particularidades dos pacientes, com o olhar especial ao envelhecimento. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no projeto de monitoria "Metodologias ativas no ensino clínico em Enfermagem", em uma universidade pública do nordeste, no período de março a junho de 2023. Disponibilizou-se materiais no laboratório de habilidades para que os estudantes pudessem desenvolver autonomia no cuidado ao paciente, destacando-se as particularidades vinculadas ao envelhecimento. Percebeu-se que com o uso das metodologias ativas, por meio da tecnologia, como as redes sociais e a simulação realística de casos clínicos, houve interação direta entre os monitores e estudantes, avaliando-se que o nível de concentração e cooperação foram maiores comparados às monitorias em que não foram utilizados esses métodos. Conclui-se que, as metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no ensino da prática em enfermagem, quando associadas às tecnologias, e aplicadas corretamente, são potencializadoras no processo de aprendizagem, contribuindo para a evolução das habilidades e do conhecimento necessário para que um enfermeiro seja capaz de assistir de forma segura e eficaz, quando introduzido ao mercado de trabalho.