Introdução: Considerando que a extensão deve articular conteúdos de caráter técnico, humanísticos e éticos, ela se tornou um instrumento efetivo de mudanças em direção à justiça social e ao aprofundamento da democracia na sociedade. Dessa forma, tendo como eixo o cuidado na formação médica à saúde do idoso e a proximidade geográfica da Instituição de Ensino Superior (IES) com uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), as docentes responsáveis pelo projeto de extensão em cuidados paliativos, identificaram como população de cuidado, os idosos deste lar, sob a perspectiva do compromisso de contribuir, efetivamente, para as comunidades do seu entorno. Objetivo: Este estudo tem como objetivo principal relatar a experiência de um projeto de extensão, que tem como responsabilidade social promover cuidado aos idosos que residem em uma ILPIs. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência fruto do projeto de extensão em cuidados paliativos em idosos institucionalizados, realizado nas dependências de uma ILPIs em Cabedelo/PB. Participam deste projeto duas docentes do curso de medicina e 15 discentes selecionados em processo seletivo previsto em edital. Resultados e discussão: No semestre de 2022.2, as atividades voltaram de forma presencial e os alunos junto aos idosos tiveram a oportunidade de se conhecerem, realizando escuta acolhedora, oficinas de música, pintura e dança. Os alunos utilizaram das escutas realizadas para organizar uma campanha de arrecadação de objetos e/ou desejos de Natal, onde todos os sonhos foram alcançados e puderam ser compartilhados com os idosos, gerando benefícios físicos, emocionais e sociais. Considerações finais: Logo, as IES precisam ser espaço para a formação técnica, mas também devem fomentar valores de cidadania, contribuindo para a resolução de problemas sociais, como os presentes nas ILPIs. Parcerias assistenciais precisam ser firmadas com estas instituições a fim de promover saúde, considerando todos os seus aspectos biopsicossociais e direito à cidadania