Artigo Anais do X CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PESSOAS IDOSAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 18 - Novas tecnologias e envelhecimento
0 of 0
"2023-12-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101430 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PESSOAS IDOSAS" "resumo" => "Introdução: Compreender alterações cognitivas na velhice oferece ao terapeuta ocupacional a oportunidade de planejar intervenções que favoreçam e melhorem o desempenho ocupacional da pessoa idosa, sendo importante o conhecimento de instrumentos de sua avaliação por contextos teóricos e práticos, levando o aluno para situações onde esses protocolos possam ser aplicados, além de ferramentas que favoreçam o aprendizado à prática profissional mais segura. Objetivo: Compreender a concepção dos alunos de terapia ocupacional sobre a aprendizagem dos protocolos de avaliação do declínio cognitivo em pessoas idosas. Métodos: Estudo transversal em uma unidade de ensino e assistência de uma universidade pública, amostra constituída de 62 discentes matriculados no quarto e quinto ano do curso de terapia ocupacional. Aplicou-se um questionário estruturado com informações acadêmicas, tipos, objetivos, conhecimentos e utilização de instrumentos padronizados de avaliação cognitiva, além da percepção de aptidão para suas aplicações e interpretações. Análises pelo software BioEstat 5.3 com testes G e Qui-quadrado aderência, com nível de significância ? = 0,05 ou 5%. Estudo aprovado no comitê de ética em pesquisa da Universidade do Estado do Pará sob Nº 5.176.091. Resultados: 85,5% dos participantes declararam conhecer protocolos de avaliação (p < 0,0001), desses 98,4% mencionaram conhecer mais a Canadian Occupational Performance Measure (p < 0,0001); 48,4% conheciam os rastreios cognitivos, entre eles 75,8% mencionaram a versão brasileira do Montreal cognitive assessment (p < 0,0001); o mini exame do estado mental foi indicado por 77,4% para identificar o comprometimento cognitivo leve (p < 0,0001) e 79% concordaram que ele é de fácil aplicabilidade (p < 0,0001); 64,5% dos alunos não tiveram total segurança na utilização de protocolos (p < 0,0001). Conclusão: A maioria dos alunos tinham uma concepção superficial a respeito dos protocolos de rastreio cognitivo em pessoas idosas e se sentiam parcialmente aptos na utilização desses instrumentos.Introdução: Compreender alterações cognitivas na velhice oferece ao terapeuta ocupacional a oportunidade de planejar intervenções que favoreçam e melhorem o des" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 18 - Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV191_MD4_ID1045_TB66_26092023204103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE FERREI" "autor_email" => "d.s.terapeuta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101430 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PESSOAS IDOSAS" "resumo" => "Introdução: Compreender alterações cognitivas na velhice oferece ao terapeuta ocupacional a oportunidade de planejar intervenções que favoreçam e melhorem o desempenho ocupacional da pessoa idosa, sendo importante o conhecimento de instrumentos de sua avaliação por contextos teóricos e práticos, levando o aluno para situações onde esses protocolos possam ser aplicados, além de ferramentas que favoreçam o aprendizado à prática profissional mais segura. Objetivo: Compreender a concepção dos alunos de terapia ocupacional sobre a aprendizagem dos protocolos de avaliação do declínio cognitivo em pessoas idosas. Métodos: Estudo transversal em uma unidade de ensino e assistência de uma universidade pública, amostra constituída de 62 discentes matriculados no quarto e quinto ano do curso de terapia ocupacional. Aplicou-se um questionário estruturado com informações acadêmicas, tipos, objetivos, conhecimentos e utilização de instrumentos padronizados de avaliação cognitiva, além da percepção de aptidão para suas aplicações e interpretações. Análises pelo software BioEstat 5.3 com testes G e Qui-quadrado aderência, com nível de significância ? = 0,05 ou 5%. Estudo aprovado no comitê de ética em pesquisa da Universidade do Estado do Pará sob Nº 5.176.091. Resultados: 85,5% dos participantes declararam conhecer protocolos de avaliação (p < 0,0001), desses 98,4% mencionaram conhecer mais a Canadian Occupational Performance Measure (p < 0,0001); 48,4% conheciam os rastreios cognitivos, entre eles 75,8% mencionaram a versão brasileira do Montreal cognitive assessment (p < 0,0001); o mini exame do estado mental foi indicado por 77,4% para identificar o comprometimento cognitivo leve (p < 0,0001) e 79% concordaram que ele é de fácil aplicabilidade (p < 0,0001); 64,5% dos alunos não tiveram total segurança na utilização de protocolos (p < 0,0001). Conclusão: A maioria dos alunos tinham uma concepção superficial a respeito dos protocolos de rastreio cognitivo em pessoas idosas e se sentiam parcialmente aptos na utilização desses instrumentos.Introdução: Compreender alterações cognitivas na velhice oferece ao terapeuta ocupacional a oportunidade de planejar intervenções que favoreçam e melhorem o des" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 18 - Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV191_MD4_ID1045_TB66_26092023204103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE FERREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE FERREI" "autor_email" => "d.s.terapeuta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 20 de dezembro de 2023

Resumo

Introdução: Compreender alterações cognitivas na velhice oferece ao terapeuta ocupacional a oportunidade de planejar intervenções que favoreçam e melhorem o desempenho ocupacional da pessoa idosa, sendo importante o conhecimento de instrumentos de sua avaliação por contextos teóricos e práticos, levando o aluno para situações onde esses protocolos possam ser aplicados, além de ferramentas que favoreçam o aprendizado à prática profissional mais segura. Objetivo: Compreender a concepção dos alunos de terapia ocupacional sobre a aprendizagem dos protocolos de avaliação do declínio cognitivo em pessoas idosas. Métodos: Estudo transversal em uma unidade de ensino e assistência de uma universidade pública, amostra constituída de 62 discentes matriculados no quarto e quinto ano do curso de terapia ocupacional. Aplicou-se um questionário estruturado com informações acadêmicas, tipos, objetivos, conhecimentos e utilização de instrumentos padronizados de avaliação cognitiva, além da percepção de aptidão para suas aplicações e interpretações. Análises pelo software BioEstat 5.3 com testes G e Qui-quadrado aderência, com nível de significância ? = 0,05 ou 5%. Estudo aprovado no comitê de ética em pesquisa da Universidade do Estado do Pará sob Nº 5.176.091. Resultados: 85,5% dos participantes declararam conhecer protocolos de avaliação (p < 0,0001), desses 98,4% mencionaram conhecer mais a Canadian Occupational Performance Measure (p < 0,0001); 48,4% conheciam os rastreios cognitivos, entre eles 75,8% mencionaram a versão brasileira do Montreal cognitive assessment (p < 0,0001); o mini exame do estado mental foi indicado por 77,4% para identificar o comprometimento cognitivo leve (p < 0,0001) e 79% concordaram que ele é de fácil aplicabilidade (p < 0,0001); 64,5% dos alunos não tiveram total segurança na utilização de protocolos (p < 0,0001). Conclusão: A maioria dos alunos tinham uma concepção superficial a respeito dos protocolos de rastreio cognitivo em pessoas idosas e se sentiam parcialmente aptos na utilização desses instrumentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.