As instituições de ensino de Curso de Educação Física e Academias sofreram grandes impactos durante a pandemia, no entanto, não foi somente durante esse tempo que os danos foram notados, mas também durante a fase de transição correlacionadas com a fase pós-COVID, as dificuldades impostas pela COVID-19. Na cidade de João Pessoa e, especificamente, na Universidade Federal da Paraíba, foram seguidos protocolos de segurança sanitária, como métodos preventivos, uso de máscaras e regras de distanciamento em Salas de aula e o mesmo foi observado em diferentes academias ou cursos de atividade física. Os objetivos do nosso trabalho foram demonstrar a importância da atividade física presencial para os idosos durante a pandemia e na fase de transição pertinente ao momento pós-COVID e os impactos relacionados ao processo de envelhecimento humano e atividade física. O presente trabalho teve como foco as Academias e cursos de Atividade Física, analisando as dificuldades durante e o retorno pós-COVID19 e as questões de superação das dificuldades. Para a realização deste trabalho, utilizamos dados obtidos na cidade de João Pessoa e na Universidade Federal da Paraíba, através de pesquisa bibliográfica e as próprias experiências realizadas e vivenciadas presencialmente. Os resultados mostraram um cenário de superação das dificuldades, mas também demonstraram os obstáculos das experiências vividas nesse modelo de adaptação. A metodologia deste estudo avaliou a experiência dos idosos, analisando através de pesquisa bibliográfica. O relato da experiência docente foi decisivo para a compreensão da realidade da docência durante a pandemia no Curso de Educação Física e ao mesmo tempo compreender os impactos dessa problemática relacionada a dificuldade dos idosos de realizarem atividades físicas durante a pandemia