Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PONTUAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA EJAI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101269
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9006
    "inscrito_id" => 24695
    "titulo" => "DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PONTUAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA EJAI"
    "resumo" => "A formação docente abarca um conjunto de saberes pedagógicos. Esta pesquisa teve o intuito de discutir sobre os desafios na formação docente para a prática de ensino na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em uma rede de ensino municipal na Paraíba apresentando encaminhamentos sobre o processo de formação de professores. O intuito de apontar os desafios enfrentados pelos professores na EJAI denuncia a necessidade de aperfeiçoamento na formação, bem como contribui com a formação da identidade profissional docente. Por sua vez, a criação de espaços de formação urge como necessidade para a prática pedagógica, na qual se coloca como o caminho necessário à aprendizagem escolar. Para isto, a metodologia utilizada foi um estudo qualitativo, constituído por descrição, do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma rede de ensino do Estado da Paraíba por meio de uma entrevista com uma coordenadora escolar e seis professores da EJAI. Os resultados preliminares apontam que o exercício da profissão de professor exige a compreensão do próprio ato de refletir acerca do fazer docente e suas consequências, haja vista a reflexão crítica ampliar o tratamento teórico metodológico das relações no contexto da sala de aula e do espaço escolar, ancorados em processos de formação inicial e continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24695_TB9006_19112023121355.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDALVA GOUVEIA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LINDALVA GOUVEI"
    "autor_email" => "lindalvagouveiag@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101269
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9006
    "inscrito_id" => 24695
    "titulo" => "DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PONTUAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA EJAI"
    "resumo" => "A formação docente abarca um conjunto de saberes pedagógicos. Esta pesquisa teve o intuito de discutir sobre os desafios na formação docente para a prática de ensino na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em uma rede de ensino municipal na Paraíba apresentando encaminhamentos sobre o processo de formação de professores. O intuito de apontar os desafios enfrentados pelos professores na EJAI denuncia a necessidade de aperfeiçoamento na formação, bem como contribui com a formação da identidade profissional docente. Por sua vez, a criação de espaços de formação urge como necessidade para a prática pedagógica, na qual se coloca como o caminho necessário à aprendizagem escolar. Para isto, a metodologia utilizada foi um estudo qualitativo, constituído por descrição, do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma rede de ensino do Estado da Paraíba por meio de uma entrevista com uma coordenadora escolar e seis professores da EJAI. Os resultados preliminares apontam que o exercício da profissão de professor exige a compreensão do próprio ato de refletir acerca do fazer docente e suas consequências, haja vista a reflexão crítica ampliar o tratamento teórico metodológico das relações no contexto da sala de aula e do espaço escolar, ancorados em processos de formação inicial e continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24695_TB9006_19112023121355.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDALVA GOUVEIA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LINDALVA GOUVEI"
    "autor_email" => "lindalvagouveiag@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação docente abarca um conjunto de saberes pedagógicos. Esta pesquisa teve o intuito de discutir sobre os desafios na formação docente para a prática de ensino na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em uma rede de ensino municipal na Paraíba apresentando encaminhamentos sobre o processo de formação de professores. O intuito de apontar os desafios enfrentados pelos professores na EJAI denuncia a necessidade de aperfeiçoamento na formação, bem como contribui com a formação da identidade profissional docente. Por sua vez, a criação de espaços de formação urge como necessidade para a prática pedagógica, na qual se coloca como o caminho necessário à aprendizagem escolar. Para isto, a metodologia utilizada foi um estudo qualitativo, constituído por descrição, do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma rede de ensino do Estado da Paraíba por meio de uma entrevista com uma coordenadora escolar e seis professores da EJAI. Os resultados preliminares apontam que o exercício da profissão de professor exige a compreensão do próprio ato de refletir acerca do fazer docente e suas consequências, haja vista a reflexão crítica ampliar o tratamento teórico metodológico das relações no contexto da sala de aula e do espaço escolar, ancorados em processos de formação inicial e continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.