O presente projeto de pesquisa versa sobre a cultura digital, a utilização de memes na atualidade e o discurso humorístico (ironia e crítica), que estão caracterizados no ensino de Língua Portuguesa. Com o aumento significativo do mundo tecnológico, diversas pessoas foram virando adeptos das mídias sociais, gerando práticas comunicativas de forma rápida e acessível, assim, o meme se caracteriza nesse mundo digital como uma prática discursiva, onde se replicam pensamentos na mente dos seres humanos. Assim, temos como objetivo geral identificar a abordagem de memes em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio explorando a sua constituição e os discursos que emanam deles. Desse modo, na cultura digital, o meme tem uma predominância de prática discursiva, ou seja, onde acontece uma viralização nas redes sociais gerando um meio interativo. Para isso, partimos do seguinte questionamento: De que forma os memes são abordados em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio? Partindo desse ponto, podemos dizer que o meme ele não só está vinculado no campo fora do ambiente educacional, mas o gênero emergente do meme, tem sim um caráter interdisciplinar, onde ele encontra lugar no contexto de sala de aula e que é inserido no ambiente escolar tanto pelo professor como também pelos alunos, despertando o pensamento crítico e reflexivo. Nesta perspectiva, iremos nos aprofundar em pontos relevantes para o desenvolvimento da pesquisa e em como os memes se constituem em livros didáticos de Língua Portuguesa do novo ensino médio, ou seja, qual a sua funcionalidade, o sentido que pode passar para os interlocutores e em quais contextos os memes estão inseridos no material didático.