A CIÊNCIA TAMBÉM É NEGRA! A PRESENÇA DE CIENTISTAS NEGRES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101179 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8890 "inscrito_id" => 2421 "titulo" => "A CIÊNCIA TAMBÉM É NEGRA! A PRESENÇA DE CIENTISTAS NEGRES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Para que a educação promovida no Brasil seja considerada antirracista se faz necessária um processo de formação de professores que seja afrocentrado. Ou seja, que valorize, priorize e insira a história e a cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas. Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/03, esse relato de experiência tem como objetivo apresentar as contribuições de cientistas negres na produção do conhecimento nas ciências e suas contribuições, de modo mais específico, na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Apodi. O presente trabalho foi apresentado na disciplina optativa Educação para a diversidade e no III Encontro de Química do referido campus. Mergulhando no Projeto Político Pedagógico do curso, bem como em diálogo com os graduandos, percebe-se a ausência do conhecimento de cientistas negros e negras e suas descobertas. A ciência apresentada nas escolas e cursos de formação de professores se apresenta como branca e masculina, desconsiderando a presença negra, ocultando as contribuições de negras e negros cientistas. A exemplo da médica Merit Ptah viveu na época de 2700 a.C. e morou no Egito durante a Era do Bronze; Ernest Everett Just o primeiro negro a receber o título de Ph.D. da Universidade de Chicago em embriologia experimental ou Alice Ball, a primeira mulher a se formar na Universidade do Havaí, que aos 23 anos, criou o método Ball, um tratamento químico que ajudou a curar a Hanseníase, entre tantos outros desconhecidos nos espaços educacionais. Assim, esse trabalho visou colaborar com a difusão de um olhar afrocentrado para a ciência que também é negra. Propondo a reflexões em contexto formativos para o redirecionamento do olhar para a reelaboração de uma ciência mais inclusiva e que valorizes as matrizes africanas e afro-brasileiras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2421_TB8890_21082023200601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101179 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8890 "inscrito_id" => 2421 "titulo" => "A CIÊNCIA TAMBÉM É NEGRA! A PRESENÇA DE CIENTISTAS NEGRES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Para que a educação promovida no Brasil seja considerada antirracista se faz necessária um processo de formação de professores que seja afrocentrado. Ou seja, que valorize, priorize e insira a história e a cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas. Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/03, esse relato de experiência tem como objetivo apresentar as contribuições de cientistas negres na produção do conhecimento nas ciências e suas contribuições, de modo mais específico, na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Apodi. O presente trabalho foi apresentado na disciplina optativa Educação para a diversidade e no III Encontro de Química do referido campus. Mergulhando no Projeto Político Pedagógico do curso, bem como em diálogo com os graduandos, percebe-se a ausência do conhecimento de cientistas negros e negras e suas descobertas. A ciência apresentada nas escolas e cursos de formação de professores se apresenta como branca e masculina, desconsiderando a presença negra, ocultando as contribuições de negras e negros cientistas. A exemplo da médica Merit Ptah viveu na época de 2700 a.C. e morou no Egito durante a Era do Bronze; Ernest Everett Just o primeiro negro a receber o título de Ph.D. da Universidade de Chicago em embriologia experimental ou Alice Ball, a primeira mulher a se formar na Universidade do Havaí, que aos 23 anos, criou o método Ball, um tratamento químico que ajudou a curar a Hanseníase, entre tantos outros desconhecidos nos espaços educacionais. Assim, esse trabalho visou colaborar com a difusão de um olhar afrocentrado para a ciência que também é negra. Propondo a reflexões em contexto formativos para o redirecionamento do olhar para a reelaboração de uma ciência mais inclusiva e que valorizes as matrizes africanas e afro-brasileiras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2421_TB8890_21082023200601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }