O LÚDICO NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101144 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8847 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "O LÚDICO NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal. Diante disso, o estudo teve o objetivo de verificar se os professores de Ciências do ensino fundamental dos anos finais realizavam planejamento de suas aulas e se havia a presença do lúdico. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada com 17 entrevistados de Chapadinha, Maranhão, tendo a coleta de dado por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas do perfil e a presença do lúdico no planejamento das aulas. Os participantes possuíam idades que variaram entre 25 e 53 anos, sendo 15 do sexo feminino. Percebeu-se que nenhum professor elaborou o plano de curso no ano de 2016 da disciplina, e os planos de aula, apenas dois professores cederam a pesquisadora. Os demais justificaram não ceder o plano devido a não utilizar o lúdico; ter pedido no computador; usa os planos somente do final do livro; é novata na escola. Em relação ao lúdico, as professoras P2 e P6 disseram que o utilizam em sala de aula, podendo ser corroboradas com os planos cedidos a pesquisa, em que se encontraram jogos e maquetes que demonstraram que as professoras utilizam o lúdico como metodologia e/ou recurso para as aulas de Ciências. Com relação aos demais, relataram que utilizam o lúdico em suas aulas, entretanto, não realizam o planejamento destas atividades. Conclui-se que os professores não consideram o planejamento como algo relevante em sua prática, mesmo sendo algo que vá direcionar toda a sua ação em sala de aula, e com respeito ao lúdico, utilizam sem um planejamento que é algo essencial para um melhor desenvolvimento da atividade, auxiliar no cumprimento dos objetivos e evitar improvisação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8847_04102023181529.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA" "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co" "autor_ies" => "CAIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101144 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8847 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "O LÚDICO NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal. Diante disso, o estudo teve o objetivo de verificar se os professores de Ciências do ensino fundamental dos anos finais realizavam planejamento de suas aulas e se havia a presença do lúdico. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada com 17 entrevistados de Chapadinha, Maranhão, tendo a coleta de dado por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas do perfil e a presença do lúdico no planejamento das aulas. Os participantes possuíam idades que variaram entre 25 e 53 anos, sendo 15 do sexo feminino. Percebeu-se que nenhum professor elaborou o plano de curso no ano de 2016 da disciplina, e os planos de aula, apenas dois professores cederam a pesquisadora. Os demais justificaram não ceder o plano devido a não utilizar o lúdico; ter pedido no computador; usa os planos somente do final do livro; é novata na escola. Em relação ao lúdico, as professoras P2 e P6 disseram que o utilizam em sala de aula, podendo ser corroboradas com os planos cedidos a pesquisa, em que se encontraram jogos e maquetes que demonstraram que as professoras utilizam o lúdico como metodologia e/ou recurso para as aulas de Ciências. Com relação aos demais, relataram que utilizam o lúdico em suas aulas, entretanto, não realizam o planejamento destas atividades. Conclui-se que os professores não consideram o planejamento como algo relevante em sua prática, mesmo sendo algo que vá direcionar toda a sua ação em sala de aula, e com respeito ao lúdico, utilizam sem um planejamento que é algo essencial para um melhor desenvolvimento da atividade, auxiliar no cumprimento dos objetivos e evitar improvisação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8847_04102023181529.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA" "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co" "autor_ies" => "CAIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }