Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8847
    "inscrito_id" => 1002
    "titulo" => "O LÚDICO NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal. Diante disso, o estudo teve o objetivo de verificar se os professores de Ciências do ensino fundamental dos anos finais realizavam planejamento de suas aulas e se havia a presença do lúdico. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada com 17 entrevistados de Chapadinha, Maranhão, tendo a coleta de dado por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas do perfil e a presença do lúdico no planejamento das aulas. Os participantes possuíam idades que variaram entre 25 e 53 anos, sendo 15 do sexo feminino. Percebeu-se que nenhum professor elaborou o plano de curso no ano de 2016 da disciplina, e os planos de aula, apenas dois professores cederam a pesquisadora. Os demais justificaram não ceder o plano devido a não utilizar o lúdico; ter pedido no computador; usa os planos somente do final do livro; é novata na escola. Em relação ao lúdico, as professoras P2 e P6 disseram que o utilizam em sala de aula, podendo ser corroboradas com os planos cedidos a pesquisa, em que se encontraram jogos e maquetes que demonstraram que as professoras utilizam o lúdico como metodologia e/ou recurso para as aulas de Ciências. Com relação aos demais, relataram que utilizam o lúdico em suas aulas, entretanto, não realizam o planejamento destas atividades. Conclui-se que os professores não consideram o planejamento como algo relevante em sua prática, mesmo sendo algo que vá direcionar toda a sua ação em sala de aula, e com respeito ao lúdico, utilizam sem um planejamento que é algo essencial para um melhor desenvolvimento da atividade, auxiliar no cumprimento dos objetivos e evitar improvisação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8847_04102023181529.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA"
    "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co"
    "autor_ies" => "CAIC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8847
    "inscrito_id" => 1002
    "titulo" => "O LÚDICO NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal. Diante disso, o estudo teve o objetivo de verificar se os professores de Ciências do ensino fundamental dos anos finais realizavam planejamento de suas aulas e se havia a presença do lúdico. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada com 17 entrevistados de Chapadinha, Maranhão, tendo a coleta de dado por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas do perfil e a presença do lúdico no planejamento das aulas. Os participantes possuíam idades que variaram entre 25 e 53 anos, sendo 15 do sexo feminino. Percebeu-se que nenhum professor elaborou o plano de curso no ano de 2016 da disciplina, e os planos de aula, apenas dois professores cederam a pesquisadora. Os demais justificaram não ceder o plano devido a não utilizar o lúdico; ter pedido no computador; usa os planos somente do final do livro; é novata na escola. Em relação ao lúdico, as professoras P2 e P6 disseram que o utilizam em sala de aula, podendo ser corroboradas com os planos cedidos a pesquisa, em que se encontraram jogos e maquetes que demonstraram que as professoras utilizam o lúdico como metodologia e/ou recurso para as aulas de Ciências. Com relação aos demais, relataram que utilizam o lúdico em suas aulas, entretanto, não realizam o planejamento destas atividades. Conclui-se que os professores não consideram o planejamento como algo relevante em sua prática, mesmo sendo algo que vá direcionar toda a sua ação em sala de aula, e com respeito ao lúdico, utilizam sem um planejamento que é algo essencial para um melhor desenvolvimento da atividade, auxiliar no cumprimento dos objetivos e evitar improvisação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8847_04102023181529.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA"
    "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co"
    "autor_ies" => "CAIC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal. Diante disso, o estudo teve o objetivo de verificar se os professores de Ciências do ensino fundamental dos anos finais realizavam planejamento de suas aulas e se havia a presença do lúdico. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada com 17 entrevistados de Chapadinha, Maranhão, tendo a coleta de dado por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas do perfil e a presença do lúdico no planejamento das aulas. Os participantes possuíam idades que variaram entre 25 e 53 anos, sendo 15 do sexo feminino. Percebeu-se que nenhum professor elaborou o plano de curso no ano de 2016 da disciplina, e os planos de aula, apenas dois professores cederam a pesquisadora. Os demais justificaram não ceder o plano devido a não utilizar o lúdico; ter pedido no computador; usa os planos somente do final do livro; é novata na escola. Em relação ao lúdico, as professoras P2 e P6 disseram que o utilizam em sala de aula, podendo ser corroboradas com os planos cedidos a pesquisa, em que se encontraram jogos e maquetes que demonstraram que as professoras utilizam o lúdico como metodologia e/ou recurso para as aulas de Ciências. Com relação aos demais, relataram que utilizam o lúdico em suas aulas, entretanto, não realizam o planejamento destas atividades. Conclui-se que os professores não consideram o planejamento como algo relevante em sua prática, mesmo sendo algo que vá direcionar toda a sua ação em sala de aula, e com respeito ao lúdico, utilizam sem um planejamento que é algo essencial para um melhor desenvolvimento da atividade, auxiliar no cumprimento dos objetivos e evitar improvisação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.