Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-EPT

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101099
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8785
    "inscrito_id" => 5337
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-EPT"
    "resumo" => "A educação profissional possui como premissa a indissociabilidade entre a teoria e a prática. Dessa maneira, para uma educação assertiva que prepare realmente o aluno para o mercado de trabalho, faz-se necessário adotar práticas educativas que possuam significado na vida do futuro profissional. Atualmente, um desafio para os docentes tem sido a urgência em trazer a prática para a sala de aula. Tendo em vista que, os alunos reforçam suas potencialidades cognitivas quando conseguem compreender o sentido dos temas trabalhados para a solução de problemas tangíveis. Nesses termos, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão em Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos. Diante do exposto, o presente estudo possui como objetivo principal verificar o nível de percepção dos alunos com a metodologia de projetos. Outrossim, promover uma discussão sobre a relevância do método para a educação profissional. O presente estudo foi realizado na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2023, com alunos do curso técnico em Edificações, em período de conclusão. No geral, 15 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como produção textual e entrevista. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa. Infere-se; portanto, que a Aprendizagem Baseada em Projetos é um método de ensino que encoraja a assimilação dos conteúdos por meio do envolvimento dos alunos em situações reais e desafiadoras. Dessa forma, os alunos podem elaborar suas próprias concepções, adquirindo aprendizado e comprometimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5337_TB8785_02102023115616.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE KÁSSIA SANTOS CÂMARA"
    "autor_nome_curto" => "RITA CÂMARA"
    "autor_email" => "ritacamara@fiema.org.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101099
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8785
    "inscrito_id" => 5337
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-EPT"
    "resumo" => "A educação profissional possui como premissa a indissociabilidade entre a teoria e a prática. Dessa maneira, para uma educação assertiva que prepare realmente o aluno para o mercado de trabalho, faz-se necessário adotar práticas educativas que possuam significado na vida do futuro profissional. Atualmente, um desafio para os docentes tem sido a urgência em trazer a prática para a sala de aula. Tendo em vista que, os alunos reforçam suas potencialidades cognitivas quando conseguem compreender o sentido dos temas trabalhados para a solução de problemas tangíveis. Nesses termos, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão em Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos. Diante do exposto, o presente estudo possui como objetivo principal verificar o nível de percepção dos alunos com a metodologia de projetos. Outrossim, promover uma discussão sobre a relevância do método para a educação profissional. O presente estudo foi realizado na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2023, com alunos do curso técnico em Edificações, em período de conclusão. No geral, 15 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como produção textual e entrevista. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa. Infere-se; portanto, que a Aprendizagem Baseada em Projetos é um método de ensino que encoraja a assimilação dos conteúdos por meio do envolvimento dos alunos em situações reais e desafiadoras. Dessa forma, os alunos podem elaborar suas próprias concepções, adquirindo aprendizado e comprometimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5337_TB8785_02102023115616.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE KÁSSIA SANTOS CÂMARA"
    "autor_nome_curto" => "RITA CÂMARA"
    "autor_email" => "ritacamara@fiema.org.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação profissional possui como premissa a indissociabilidade entre a teoria e a prática. Dessa maneira, para uma educação assertiva que prepare realmente o aluno para o mercado de trabalho, faz-se necessário adotar práticas educativas que possuam significado na vida do futuro profissional. Atualmente, um desafio para os docentes tem sido a urgência em trazer a prática para a sala de aula. Tendo em vista que, os alunos reforçam suas potencialidades cognitivas quando conseguem compreender o sentido dos temas trabalhados para a solução de problemas tangíveis. Nesses termos, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão em Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos. Diante do exposto, o presente estudo possui como objetivo principal verificar o nível de percepção dos alunos com a metodologia de projetos. Outrossim, promover uma discussão sobre a relevância do método para a educação profissional. O presente estudo foi realizado na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2023, com alunos do curso técnico em Edificações, em período de conclusão. No geral, 15 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como produção textual e entrevista. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa. Infere-se; portanto, que a Aprendizagem Baseada em Projetos é um método de ensino que encoraja a assimilação dos conteúdos por meio do envolvimento dos alunos em situações reais e desafiadoras. Dessa forma, os alunos podem elaborar suas próprias concepções, adquirindo aprendizado e comprometimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.