PERFIL DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- CAMPUS CABEDELO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98857 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5558 "inscrito_id" => 20020 "titulo" => "PERFIL DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- CAMPUS CABEDELO" "resumo" => "O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi criado pela lei n° 11.892 de 2008, que democratiza, amplia e interioriza o acesso à educação pública desde o ensino básico à pós-graduação. O objetivo desse estudo foi analisar o perfil sociofamiliar, pessoal, de antecedentes acadêmicos e de vivências dos estudantes dos cursos técnicos no IFPB. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo, que aplicou um questionário desenvolvido via formulário do Google a 385 estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio em maio de 2023, resultando nos seguintes parâmetros: os participantes são majoritariamente do sexo feminino (60,51%), pardos 55,84% e com idade média de 15,91 anos. Cerca de 94% moram na zona urbana, vivem em imóveis próprios (66,49%) e, em média, levam 41 minutos de deslocamento da moradia ao âmbito escolar. Aproximadamente 38% dos ingressos obtiveram a aprovação por cota, principalmente cota de escola pública (46,57%). Quase 91% dos estudantes possuem renda familiar de até 3 salários mínimos, porém apenas 29,35% recebem auxílio estudantil para permanência no IFPB. 8% da amostra, tem alguém que dependa formalmente deles e 90% não apresentam histórico de repetência em série anterior. Destaca-se que quase 45% dos alunos participam de atividades extracurriculares, sendo dessas 32,2% em olimpíadas do conhecimento. Observou-se que a amostra apresenta relação positiva em relação ao vínculo com seus responsáveis (média de 4,29), bem como nível médio de autopercepção de saúde mental (3,34). O estudo aponta para uma mudança do perfil dos estudantes ingressantes e uma democratização do acesso ao IFPB, fortalecido pelas políticas de inclusão. Espera-se ainda a implementação de ações promotoras de permanência e êxito com base nas especificidades dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20020_TB5558_20062023113620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAÍS" "autor_email" => "lais.lima@academico.ifpb." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98857 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5558 "inscrito_id" => 20020 "titulo" => "PERFIL DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- CAMPUS CABEDELO" "resumo" => "O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi criado pela lei n° 11.892 de 2008, que democratiza, amplia e interioriza o acesso à educação pública desde o ensino básico à pós-graduação. O objetivo desse estudo foi analisar o perfil sociofamiliar, pessoal, de antecedentes acadêmicos e de vivências dos estudantes dos cursos técnicos no IFPB. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo, que aplicou um questionário desenvolvido via formulário do Google a 385 estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio em maio de 2023, resultando nos seguintes parâmetros: os participantes são majoritariamente do sexo feminino (60,51%), pardos 55,84% e com idade média de 15,91 anos. Cerca de 94% moram na zona urbana, vivem em imóveis próprios (66,49%) e, em média, levam 41 minutos de deslocamento da moradia ao âmbito escolar. Aproximadamente 38% dos ingressos obtiveram a aprovação por cota, principalmente cota de escola pública (46,57%). Quase 91% dos estudantes possuem renda familiar de até 3 salários mínimos, porém apenas 29,35% recebem auxílio estudantil para permanência no IFPB. 8% da amostra, tem alguém que dependa formalmente deles e 90% não apresentam histórico de repetência em série anterior. Destaca-se que quase 45% dos alunos participam de atividades extracurriculares, sendo dessas 32,2% em olimpíadas do conhecimento. Observou-se que a amostra apresenta relação positiva em relação ao vínculo com seus responsáveis (média de 4,29), bem como nível médio de autopercepção de saúde mental (3,34). O estudo aponta para uma mudança do perfil dos estudantes ingressantes e uma democratização do acesso ao IFPB, fortalecido pelas políticas de inclusão. Espera-se ainda a implementação de ações promotoras de permanência e êxito com base nas especificidades dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20020_TB5558_20062023113620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAÍS" "autor_email" => "lais.lima@academico.ifpb." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }