Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOPATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS POTENCIALIDADES GEOEDUCATIVAS DO AÇUDE GARGALHEIRAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Açude Gargalheiras, localizado na região Seridó do estado do Rio Grande do Norte, especificamente no município de Acari – RN, contempla ao longo de sua extensão uma rica geodiversidade (variedade de elementos abióticos da natureza). Inserido no Complexo Geoparque Seridó, o Gargalheiras detém um elevado valor científico, acadêmico, social, geofísico, histórico e cultural que são protegidos mundialmente pela UNESCO. Assim, em razão dessa proteção e valoração concedida ao Gargalheiras, esse açude configura-se como um geopatrimônio (parcela da geodiversidade protegida e tombada em função do seu alto valor geocientífico). Diante disso, esse presente manuscrito tem como objetivo geral compreender as potencialidades educacionais do Açude Gargalheiras a partir de sua condição de geopatrimônio. A justificativa para a construção desse trabalho parte da inquietação e curiosidade sobre o entendimento das relações entre geopatrimônio e educação geográfica e, principalmente, de que forma esses espaços contribuem para essa educação. O referencial teórico do texto está estruturado em três seções: na primeira: breves discussões sobre as diversas abordagens do conceito “geopatrimônio”, na segunda: a caracterização geofísica do objeto de estudo e na última: o geopatrimônio e educação geográfica: uma ferramenta de ensino para a Geografia. No que se refere aos resultados obtidos, é possível perceber que o Gargalheiras enquanto geopatrimônio seridoense permite a assimilação entre teoria e prática da Geografia, por exemplo, por meio da identificação das geoformas, estruturas geológicas e hidrografia local, antes visto somente em teoria. Além disso, a Geografia, especialmente o campo do ensino desta ciência, colabora para a manutenção e valoração do geopatrimônio, ao passo que destaca a importância dos mesmos para as esferas sociais, acadêmicas e científicas, devendo, portanto, ser conservado.

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