Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100888
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8481
    "inscrito_id" => 25252
    "titulo" => "O USO DE JOGO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O ensino de Matemática nas escolas básicas, atualmente, apresenta um cenário desafiador para professores da disciplina. Muitos alunos, ainda acreditam que o componente curricular é difícil e não se sentem estimulados durante as aulas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre experiências e desafios quanto ao desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de Função Afim com o auxílio de um jogo, observando contribuições para a aprendizagem de estudantes em relação ao assunto de função de primeiro grau. Teoricamente, o estudo apoiou-se em pesquisas que discutem desenvolvimento de estratégias metodológicas para o ensino (Gonçalves; Lima, 2020), Sequências Didáticas (Zabala, 2014) e jogo como possibilidade pedagógica utilizado em sala de aula, Grando (2004). Orientado por pressupostos da pesquisa qualitativa, o estudo foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática de uma instituição de ensino situada na região Centro-Sul do interior cearense. A coleta de dados ocorreu em registros escritos de diários de bordo que foram produzidos ao longo de todo o percurso do Módulo II. As aulas aconteceram na turma do primeiro semestre do Ensino Médio Integrado do curso de Mecânica de 10 a 18 de maio de 2023. A turma era composta por 40 alunos com diferentes perfis, alguns com dificuldades em relação às operações fundamentais e outros com domínio. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob supervisão do preceptor bem como o estudo do material a ser utilizado. As aulas abordaram Introdução a Função Afim; Tipos de gráficos da Função Afim e Raiz da Função Afim. Durante a realização das aulas da SD, principalmente com a exploração do bingo de Funções Afim, foi possível perceber que o desenvolvimento da sequência despertou o envolvimento e interesse dos estudantes. O trabalho com jogo como recurso didático pode contribuir para construção de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25252_TB8481_30092023155354.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIAS LEANDRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIAS LEANDRO"
    "autor_email" => "eliasleandro842@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100888
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8481
    "inscrito_id" => 25252
    "titulo" => "O USO DE JOGO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O ensino de Matemática nas escolas básicas, atualmente, apresenta um cenário desafiador para professores da disciplina. Muitos alunos, ainda acreditam que o componente curricular é difícil e não se sentem estimulados durante as aulas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre experiências e desafios quanto ao desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de Função Afim com o auxílio de um jogo, observando contribuições para a aprendizagem de estudantes em relação ao assunto de função de primeiro grau. Teoricamente, o estudo apoiou-se em pesquisas que discutem desenvolvimento de estratégias metodológicas para o ensino (Gonçalves; Lima, 2020), Sequências Didáticas (Zabala, 2014) e jogo como possibilidade pedagógica utilizado em sala de aula, Grando (2004). Orientado por pressupostos da pesquisa qualitativa, o estudo foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática de uma instituição de ensino situada na região Centro-Sul do interior cearense. A coleta de dados ocorreu em registros escritos de diários de bordo que foram produzidos ao longo de todo o percurso do Módulo II. As aulas aconteceram na turma do primeiro semestre do Ensino Médio Integrado do curso de Mecânica de 10 a 18 de maio de 2023. A turma era composta por 40 alunos com diferentes perfis, alguns com dificuldades em relação às operações fundamentais e outros com domínio. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob supervisão do preceptor bem como o estudo do material a ser utilizado. As aulas abordaram Introdução a Função Afim; Tipos de gráficos da Função Afim e Raiz da Função Afim. Durante a realização das aulas da SD, principalmente com a exploração do bingo de Funções Afim, foi possível perceber que o desenvolvimento da sequência despertou o envolvimento e interesse dos estudantes. O trabalho com jogo como recurso didático pode contribuir para construção de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25252_TB8481_30092023155354.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIAS LEANDRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIAS LEANDRO"
    "autor_email" => "eliasleandro842@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Matemática nas escolas básicas, atualmente, apresenta um cenário desafiador para professores da disciplina. Muitos alunos, ainda acreditam que o componente curricular é difícil e não se sentem estimulados durante as aulas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre experiências e desafios quanto ao desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de Função Afim com o auxílio de um jogo, observando contribuições para a aprendizagem de estudantes em relação ao assunto de função de primeiro grau. Teoricamente, o estudo apoiou-se em pesquisas que discutem desenvolvimento de estratégias metodológicas para o ensino (Gonçalves; Lima, 2020), Sequências Didáticas (Zabala, 2014) e jogo como possibilidade pedagógica utilizado em sala de aula, Grando (2004). Orientado por pressupostos da pesquisa qualitativa, o estudo foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática de uma instituição de ensino situada na região Centro-Sul do interior cearense. A coleta de dados ocorreu em registros escritos de diários de bordo que foram produzidos ao longo de todo o percurso do Módulo II. As aulas aconteceram na turma do primeiro semestre do Ensino Médio Integrado do curso de Mecânica de 10 a 18 de maio de 2023. A turma era composta por 40 alunos com diferentes perfis, alguns com dificuldades em relação às operações fundamentais e outros com domínio. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob supervisão do preceptor bem como o estudo do material a ser utilizado. As aulas abordaram Introdução a Função Afim; Tipos de gráficos da Função Afim e Raiz da Função Afim. Durante a realização das aulas da SD, principalmente com a exploração do bingo de Funções Afim, foi possível perceber que o desenvolvimento da sequência despertou o envolvimento e interesse dos estudantes. O trabalho com jogo como recurso didático pode contribuir para construção de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.