O ensino de Matemática nas escolas básicas, atualmente, apresenta um cenário desafiador para professores da disciplina. Muitos alunos, ainda acreditam que o componente curricular é difícil e não se sentem estimulados durante as aulas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre experiências e desafios quanto ao desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de Função Afim com o auxílio de um jogo, observando contribuições para a aprendizagem de estudantes em relação ao assunto de função de primeiro grau. Teoricamente, o estudo apoiou-se em pesquisas que discutem desenvolvimento de estratégias metodológicas para o ensino (Gonçalves; Lima, 2020), Sequências Didáticas (Zabala, 2014) e jogo como possibilidade pedagógica utilizado em sala de aula, Grando (2004). Orientado por pressupostos da pesquisa qualitativa, o estudo foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática de uma instituição de ensino situada na região Centro-Sul do interior cearense. A coleta de dados ocorreu em registros escritos de diários de bordo que foram produzidos ao longo de todo o percurso do Módulo II. As aulas aconteceram na turma do primeiro semestre do Ensino Médio Integrado do curso de Mecânica de 10 a 18 de maio de 2023. A turma era composta por 40 alunos com diferentes perfis, alguns com dificuldades em relação às operações fundamentais e outros com domínio. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob supervisão do preceptor bem como o estudo do material a ser utilizado. As aulas abordaram Introdução a Função Afim; Tipos de gráficos da Função Afim e Raiz da Função Afim. Durante a realização das aulas da SD, principalmente com a exploração do bingo de Funções Afim, foi possível perceber que o desenvolvimento da sequência despertou o envolvimento e interesse dos estudantes. O trabalho com jogo como recurso didático pode contribuir para construção de conhecimento.