Este artigo apresenta os resultados parciais da atuação dos alunos protagonista da escola estadual de tempo integral João Matheus Barbosa, no estado de Mato grosso, localizado na cidade de Juscimeira, situada a 150 km da capital Cuiabá. O referido trabalho trata-se da criação dos clubes de protagonismo e do trabalho dos líderes de sala, assegurando ao estudante a aquisição e domínio de habilidades e competências que resultem na excelência acadêmica dos mesmos, colocando o estudante como sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, sendo protagonista da sua vida, tendo como premissa o dinamismo, a liderança, a responsabilidade e a comunicação entre os mesmos. O objetivo do trabalho é a verificação da intensificação de jovens protagonistas, autônomos, solidários e competentes em meio aos desafios da implantação do primeiro ano do modelo da escola da escolha. As contribuições teóricas deste trabalho estão fundamentadas em autores como: Arroyo (2012), Rabêllo (2004), Souza (2010), Costa (2001), Gadotti (2009). O desenvolvimento dos jovens protagonista, suas conquista e a forma que eles receberam a proposta da escola de tempo integral, nos impulsionam a acreditar cada vez mais na educação, demonstrando através desse trabalho que mesmo sendo uma tarefa árdua, a educação muda vidas, transformando a sociedade, contribuindo para um mundo mais humanizado, no qual nossos jovens podem sonhar e ter perspectiva para um futuro melhor.