Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR COMO POSSÍVEL INDUTOR DE CRIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EFETIVAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com o golpe de 1964 a Sociologia no Brasil não era importante para o currículo escolar, tendo em vista que objetivo era apenas formar pessoas para o mercado de trabalho. A partir da década de 1980, no âmbito do processo de democratização da sociedade brasileira vai se tornando uma visão da educação como mecanismo de transformação social, sendo um forte agente atenuador das desigualdades sociais. Em 1982, tem-se a discussão para o retorno da Sociologia; em um dos seus primeiros Congresso, discute-se o papel o da Sociologia não mais para legitimar a ordem social dominante, mas sim, para questionar; O momento histórico que se insere a Sociologia no ensino médio a partir de junho de 2008 o seu espaço no currículo está atrelada às ideias pedagógicas do seu contexto político e social. No qual este trabalho tem como objetivo discutir a importância da Sociologia enquanto os seus avanços no direito à educação onde também devemos levar em conta a sua qualidade e participação. Tendo como metodologia para este estudo a pesquisa documental e revisão bibliográfica, sendo uma relação histórica. Nesse sentido é importante incentivar amadurecimento de uma sociologia da educação no Brasil, em fazer análises das realidade brasileira, principalmente no contexto educacional, sendo uma inferência gerencial que seja capaz de diferenciar do cenário internacional, também precisando-se de trabalhos que levem em conta os rendimentos escolar, e os exemplos de sucessos que assumem em nosso contexto, sendo uma das principais lacunas que põem em risco o desenvolvimento do país, precisando de incentivar os espaços que gerem propostas e debates, amplo para o diálogo assim tendo uma avaliação contínua de monitoramento das políticas públicas, sendo um dos fatores que melhoram a qualidade das escolas e desempenho dos alunos, de modo onde germina uma cidadania plena com uma mobilização de participação na política.

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