Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO DOCÊNCIA NO PERÍODO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100653
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8046
    "inscrito_id" => 18359
    "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA NO PERÍODO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA"
    "resumo" => "No programa da Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Campina Grande, realizei o estágio docência a nível de mestrado, visando fortalecer minha formação quanto acadêmico-profissional. O estágio foi desenvolvido em uma turma do Curso de Engenharia Mecânica. A disciplina ministrada foi de Laboratório de Física Experimental I, constituída de três unidades, desenvolvida em dois dias semanais. A disciplina foi realizada de forma remota, totalmente online, uma vez que estávamos no período da Pandemia da Covid-19. As aulas experimentais foram, basicamente, expositiva-dialogadas. Apresentava-se os elementos básicos para os alunos, como os dados relacionados a determinado experimento, procedimentos realizados e como proceder com a prática em outros momentos, se possível. Além disso, as aulas foram vinculadas em apresentações virtuais de experimentos, discussões de conceitos científicos e resolução de problemas. Na unidade 1, trabalhou-se à teoria dos erros, abordando experimentos sobre medidas de tempo e de comprimento. Na unidade 2, trabalhou-se experimentos sobre coeficiente de elasticidade de molas e pêndulos simples. Na unidade 3, abordou-se experimentos sobre cinemática, dinâmica da partícula, dinâmica do corpo rígido, hidrostática e gases. Ao longo das aulas, atentou-se para os diálogos e principais dificuldades expostas pelos alunos, tanto na parte teórica discutida, quanto no desenvolvimento de algumas práticas em casa. Uma vez que os alunos já tinham informações com dados experimentais coletados pelo docente, os alunos sistematizaram as ideias e desenvolveram relatórios ao final de cada experimento. O estágio docente foi essencial para minha formação acadêmica e científica, apesar das limitações, trouxe uma base reflexiva sobre à realidade atual, fazendo repensar e ter uma certa experiência dessa prática na modalidade à distância. Saliento que o papel docente foi um desafio, mas que proporcionou uma certa preparação e amadurecimento profissional para diversas dificuldades que se possam vir futuramente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18359_TB8046_16082023103348.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLISON"
    "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100653
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8046
    "inscrito_id" => 18359
    "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA NO PERÍODO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA"
    "resumo" => "No programa da Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Campina Grande, realizei o estágio docência a nível de mestrado, visando fortalecer minha formação quanto acadêmico-profissional. O estágio foi desenvolvido em uma turma do Curso de Engenharia Mecânica. A disciplina ministrada foi de Laboratório de Física Experimental I, constituída de três unidades, desenvolvida em dois dias semanais. A disciplina foi realizada de forma remota, totalmente online, uma vez que estávamos no período da Pandemia da Covid-19. As aulas experimentais foram, basicamente, expositiva-dialogadas. Apresentava-se os elementos básicos para os alunos, como os dados relacionados a determinado experimento, procedimentos realizados e como proceder com a prática em outros momentos, se possível. Além disso, as aulas foram vinculadas em apresentações virtuais de experimentos, discussões de conceitos científicos e resolução de problemas. Na unidade 1, trabalhou-se à teoria dos erros, abordando experimentos sobre medidas de tempo e de comprimento. Na unidade 2, trabalhou-se experimentos sobre coeficiente de elasticidade de molas e pêndulos simples. Na unidade 3, abordou-se experimentos sobre cinemática, dinâmica da partícula, dinâmica do corpo rígido, hidrostática e gases. Ao longo das aulas, atentou-se para os diálogos e principais dificuldades expostas pelos alunos, tanto na parte teórica discutida, quanto no desenvolvimento de algumas práticas em casa. Uma vez que os alunos já tinham informações com dados experimentais coletados pelo docente, os alunos sistematizaram as ideias e desenvolveram relatórios ao final de cada experimento. O estágio docente foi essencial para minha formação acadêmica e científica, apesar das limitações, trouxe uma base reflexiva sobre à realidade atual, fazendo repensar e ter uma certa experiência dessa prática na modalidade à distância. Saliento que o papel docente foi um desafio, mas que proporcionou uma certa preparação e amadurecimento profissional para diversas dificuldades que se possam vir futuramente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18359_TB8046_16082023103348.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLISON"
    "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No programa da Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Campina Grande, realizei o estágio docência a nível de mestrado, visando fortalecer minha formação quanto acadêmico-profissional. O estágio foi desenvolvido em uma turma do Curso de Engenharia Mecânica. A disciplina ministrada foi de Laboratório de Física Experimental I, constituída de três unidades, desenvolvida em dois dias semanais. A disciplina foi realizada de forma remota, totalmente online, uma vez que estávamos no período da Pandemia da Covid-19. As aulas experimentais foram, basicamente, expositiva-dialogadas. Apresentava-se os elementos básicos para os alunos, como os dados relacionados a determinado experimento, procedimentos realizados e como proceder com a prática em outros momentos, se possível. Além disso, as aulas foram vinculadas em apresentações virtuais de experimentos, discussões de conceitos científicos e resolução de problemas. Na unidade 1, trabalhou-se à teoria dos erros, abordando experimentos sobre medidas de tempo e de comprimento. Na unidade 2, trabalhou-se experimentos sobre coeficiente de elasticidade de molas e pêndulos simples. Na unidade 3, abordou-se experimentos sobre cinemática, dinâmica da partícula, dinâmica do corpo rígido, hidrostática e gases. Ao longo das aulas, atentou-se para os diálogos e principais dificuldades expostas pelos alunos, tanto na parte teórica discutida, quanto no desenvolvimento de algumas práticas em casa. Uma vez que os alunos já tinham informações com dados experimentais coletados pelo docente, os alunos sistematizaram as ideias e desenvolveram relatórios ao final de cada experimento. O estágio docente foi essencial para minha formação acadêmica e científica, apesar das limitações, trouxe uma base reflexiva sobre à realidade atual, fazendo repensar e ter uma certa experiência dessa prática na modalidade à distância. Saliento que o papel docente foi um desafio, mas que proporcionou uma certa preparação e amadurecimento profissional para diversas dificuldades que se possam vir futuramente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.