FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REFLEXÃO A PARTIR DE MARX, ENGELS E GRAMSCI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100640 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8027 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REFLEXÃO A PARTIR DE MARX, ENGELS E GRAMSCI" "resumo" => "Este artigo tem como finalidade refletir sobre os aspectos pertinentes à relação que se estabelece entre a educação e o trabalho em busca da formação humana integral do aluno do Ensino Médio Integrado. Especificamente, a discussão está fundamentada a partir das ideias trazidas por Marx, Engels e Gramsci sobre a formação humana, em um diálogo com a perspectiva de formação no Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa construída a partir da metodologia que utilizou a revisão da literatura e a análise de documentos. Constata-se que o Ensino Médio Integrado tem uma intencionalidade formativa fundamentada na politecnia e na escola unitária que tem como perspectiva a formação humana em sua totalidade. Essa concepção é desenvolvida de forma a garantir a conclusão do ensino médio e de uma formação profissional, contemplando o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos e acumulados historicamente pela sociedade. Nesse ideário de formação, não há espaço para a profissionalização restrita a uma técnica ou a demandas pontuais do mercado de trabalho, mas tem como horizonte a educação politécnica e a escola unitária como referência para a emancipação humana. Integrar o trabalho e a educação na formação humana vai ao encontro da perspectiva da educação politécnica de Marx e Engels, que fundamentam a necessidade de apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Ainda, é complementada com o ideário da escola unitária de Gramsci que busca romper com a dicotomia entre educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1539_TB8027_07082023192003.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA BEZERRA" "autor_email" => "claudiambezerra@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100640 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8027 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REFLEXÃO A PARTIR DE MARX, ENGELS E GRAMSCI" "resumo" => "Este artigo tem como finalidade refletir sobre os aspectos pertinentes à relação que se estabelece entre a educação e o trabalho em busca da formação humana integral do aluno do Ensino Médio Integrado. Especificamente, a discussão está fundamentada a partir das ideias trazidas por Marx, Engels e Gramsci sobre a formação humana, em um diálogo com a perspectiva de formação no Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa construída a partir da metodologia que utilizou a revisão da literatura e a análise de documentos. Constata-se que o Ensino Médio Integrado tem uma intencionalidade formativa fundamentada na politecnia e na escola unitária que tem como perspectiva a formação humana em sua totalidade. Essa concepção é desenvolvida de forma a garantir a conclusão do ensino médio e de uma formação profissional, contemplando o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos e acumulados historicamente pela sociedade. Nesse ideário de formação, não há espaço para a profissionalização restrita a uma técnica ou a demandas pontuais do mercado de trabalho, mas tem como horizonte a educação politécnica e a escola unitária como referência para a emancipação humana. Integrar o trabalho e a educação na formação humana vai ao encontro da perspectiva da educação politécnica de Marx e Engels, que fundamentam a necessidade de apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Ainda, é complementada com o ideário da escola unitária de Gramsci que busca romper com a dicotomia entre educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1539_TB8027_07082023192003.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA BEZERRA" "autor_email" => "claudiambezerra@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }