A FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100371 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7558 "inscrito_id" => 11925 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este resumo pretende discutir um dos principais temas que vem sendo estudado na área da educação, a formação do professor numa perspectiva inclusiva. Para tanto, partimos dos estudos realizados na Disciplina Introdução a Educação Especial II do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN no período de 2021.1. De forma geral, pensar a escola numa perspectiva inclusiva é pensar uma escola para todos, sem discriminação, onde é enfatizada as potencialidades do sujeito e não sua deficiência. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é refletir a importância da formação do professor para o processo de desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Partindo dessa compreensão de que a inclusão representa uma ruptura nos costumes, crenças, atitudes de uma sociedade e ao pensar uma escola que atenda a diversidade de alunos, optou-se pela seguinte questão de pesquisa: Como a formação do professor pode favorecer a aprendizagem do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE)? Assim, a formação inicial e continuada dos professores é um trabalho de reflexão sobre suas práticas e saberes, em permanente construção e reconstrução, o que justifica a importância da temática pesquisada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11925_TB7558_04102023233114.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100371 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7558 "inscrito_id" => 11925 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este resumo pretende discutir um dos principais temas que vem sendo estudado na área da educação, a formação do professor numa perspectiva inclusiva. Para tanto, partimos dos estudos realizados na Disciplina Introdução a Educação Especial II do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN no período de 2021.1. De forma geral, pensar a escola numa perspectiva inclusiva é pensar uma escola para todos, sem discriminação, onde é enfatizada as potencialidades do sujeito e não sua deficiência. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é refletir a importância da formação do professor para o processo de desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Partindo dessa compreensão de que a inclusão representa uma ruptura nos costumes, crenças, atitudes de uma sociedade e ao pensar uma escola que atenda a diversidade de alunos, optou-se pela seguinte questão de pesquisa: Como a formação do professor pode favorecer a aprendizagem do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE)? Assim, a formação inicial e continuada dos professores é um trabalho de reflexão sobre suas práticas e saberes, em permanente construção e reconstrução, o que justifica a importância da temática pesquisada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11925_TB7558_04102023233114.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }