Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E SUAS IMPLICÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100233
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7371
    "inscrito_id" => 22315
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E SUAS IMPLICÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente artigo, busca o objetivo da contextualização da Evasão Escolar na Educação Básica, considerando a pandemia do Covid-19. A partir de 3 problemas de pesquisa: Quais as razões da Evasão Escolar e os seus desafios? Quais as oportunidades de engajamento os Docentes e Instituições tiveram? Como potencializar o conhecimento na Educação Básica, articulando a escola, sociedade e família? A metodologia utilizada é a pesquisa Bibliográfica e Histórica no período de abrangência nos anos de 2019 a 2022. A relevância desse estudo é fruto de um trabalho de Graduação em Pedagogia, na disciplina História da Educação Brasileira da Amazônia, representada pela Universidade Federal do Pará. Dito isto, apresentamos o termo evasão no contexto escolar, que se caracteriza pelo ato de abandono; trancamento de matrícula; não frequentar as aulas; se distanciar do aprendizado por motivos sociais, familiares e psicológicos e as condições desiguais no acesso à escola nos quais são questões importantes para as autoras articular no decorrer deste artigo. Com a conclusão central de que o combate à evasão escolar é ter persistência e compromisso, nas especificidades de cada estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22315_TB7371_20112023225455.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talitaaraujo2002@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100233
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7371
    "inscrito_id" => 22315
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E SUAS IMPLICÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente artigo, busca o objetivo da contextualização da Evasão Escolar na Educação Básica, considerando a pandemia do Covid-19. A partir de 3 problemas de pesquisa: Quais as razões da Evasão Escolar e os seus desafios? Quais as oportunidades de engajamento os Docentes e Instituições tiveram? Como potencializar o conhecimento na Educação Básica, articulando a escola, sociedade e família? A metodologia utilizada é a pesquisa Bibliográfica e Histórica no período de abrangência nos anos de 2019 a 2022. A relevância desse estudo é fruto de um trabalho de Graduação em Pedagogia, na disciplina História da Educação Brasileira da Amazônia, representada pela Universidade Federal do Pará. Dito isto, apresentamos o termo evasão no contexto escolar, que se caracteriza pelo ato de abandono; trancamento de matrícula; não frequentar as aulas; se distanciar do aprendizado por motivos sociais, familiares e psicológicos e as condições desiguais no acesso à escola nos quais são questões importantes para as autoras articular no decorrer deste artigo. Com a conclusão central de que o combate à evasão escolar é ter persistência e compromisso, nas especificidades de cada estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22315_TB7371_20112023225455.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talitaaraujo2002@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo, busca o objetivo da contextualização da Evasão Escolar na Educação Básica, considerando a pandemia do Covid-19. A partir de 3 problemas de pesquisa: Quais as razões da Evasão Escolar e os seus desafios? Quais as oportunidades de engajamento os Docentes e Instituições tiveram? Como potencializar o conhecimento na Educação Básica, articulando a escola, sociedade e família? A metodologia utilizada é a pesquisa Bibliográfica e Histórica no período de abrangência nos anos de 2019 a 2022. A relevância desse estudo é fruto de um trabalho de Graduação em Pedagogia, na disciplina História da Educação Brasileira da Amazônia, representada pela Universidade Federal do Pará. Dito isto, apresentamos o termo evasão no contexto escolar, que se caracteriza pelo ato de abandono; trancamento de matrícula; não frequentar as aulas; se distanciar do aprendizado por motivos sociais, familiares e psicológicos e as condições desiguais no acesso à escola nos quais são questões importantes para as autoras articular no decorrer deste artigo. Com a conclusão central de que o combate à evasão escolar é ter persistência e compromisso, nas especificidades de cada estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.