Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÕES? DISCUTINDO OS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL NO BRASIL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um dos produtos e recorte da minha monografia apresentada como requisito para obtenção do grau de bacharel em Serviço Social, intitulada de Educação Popular e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: diálogos possíveis. Na delimitação do presente artigo, objetiva-se discutir e sistematizar dois conceitos: educação formal e educação informal. Partimos do pressuposto de que a Educação é indissociável das relações e esferas sociais do ser humano (família, escola, trabalho e comunidade), podendo abarcar o conservadorismo e, ao mesmo tempo, a transformação. Nesse sentido, nos interessa compreender alguns contextos, definições e determinações da educação formal e informal, no Brasil. Podemos nos questionar: Mas o que é Educação? É o que apreendemos em grande parte da vida nos espaços formais como, por exemplo, na escola institucionalizada? Advém dos costumes da comunidade? A dada pelos familiares? Ou simplesmente nascemos educados? São questionamentos que nos interessam neste trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica que transcorre pelas seguintes categorias: Educação, Educação Formal, Educação Informal. Tem como aportes teóricos gerais: Netto; Braz (2012); Brandão (2007); Gadotti (2012); Lessa (2015); Soares (2017); CFESS (2011). Faz uso de fontes documentais, especificamente dois documentários: “A Última Floresta” (2021); e “Pensando com Paulo Freire” (s.d). Sendo este artigo, como já dito, recorte de minha monografia, também foi feito uso de elementos da pesquisa de campo, de forma complementar. No caso, da pesquisa de campo trouxemos apenas as respostas a uma pergunta realizada por entrevista semiestruturada, em um município do Rio Grande do Norte-RN. A pergunta foi a seguinte: “para você o que é Educação?”. Com base nessas diferentes fontes (bibliográficas, documental e de campo), trazemos uma sistematização de dois importantes conceitos (educação formal e educação informal) para a compreensão de que existem “educações” diferentes e uma sociedade demandante de reconhecimento e valorização do saber popular.

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