POLÍTICA, IDEOLOGIA E PODER NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA SEGUNDO PAULO FREIRE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100017 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7073 "inscrito_id" => 19770 "titulo" => "POLÍTICA, IDEOLOGIA E PODER NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA SEGUNDO PAULO FREIRE" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo geral apresentar as questões da educação contemporânea em relação aos temas política, ideologia e poder. De início, a base teórica de Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) fundamenta parte do ponto de vista da educação para a sociedade brasileira desde o século XX até os dias atuais. Para tanto, desenvolve-se o assunto com os seguintes objetivos específicos: conceituar os termos política, ideologia e poder; apresentar o pensamento freiriano para a educação brasileira; e, discorrer sobre as questões da educação. Desse modo, justifica-se a presente investigação filosófica a partir de materiais bibliográficos, websites e artigos científicos. A presente discussão toma como base o quadro teórico-metodológico da Filosofia Bakhtiniana da Linguagem (BAKHTIN, 1981) no tocante à análise do discurso de Freire (1987, 1997, 2001), aplicado o método de extração das heterogeneidades: marcada, mostrada e não mostrada, e constitutiva do discurso freiriano sobre a política na educação e o conceito de ideologia, que são perpassados pelo conceito de poder, expressamente na necessidade de repensar o sistema educacional contemporâneo. A direção metodológica concentra-se na abordagem a natureza qualitativa e método dedutivo em razão do exame da linguagem. Como resultados esperados, demonstram-se as relações entre política, ideologia e poder no tocante à educação atual. Sendo assim, a pergunta que se estabelece é a seguinte: como delimitar pressupostos da educação brasileira no tocante à política, ideologia e poder na sociedade contemporânea?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19770_TB7073_19082023211637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÉLCIA MACEDO DE CARVALHO DINIZ E SILVA" "autor_nome_curto" => "HÉLCIA MACEDO" "autor_email" => "helciamacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100017 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7073 "inscrito_id" => 19770 "titulo" => "POLÍTICA, IDEOLOGIA E PODER NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA SEGUNDO PAULO FREIRE" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo geral apresentar as questões da educação contemporânea em relação aos temas política, ideologia e poder. De início, a base teórica de Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) fundamenta parte do ponto de vista da educação para a sociedade brasileira desde o século XX até os dias atuais. Para tanto, desenvolve-se o assunto com os seguintes objetivos específicos: conceituar os termos política, ideologia e poder; apresentar o pensamento freiriano para a educação brasileira; e, discorrer sobre as questões da educação. Desse modo, justifica-se a presente investigação filosófica a partir de materiais bibliográficos, websites e artigos científicos. A presente discussão toma como base o quadro teórico-metodológico da Filosofia Bakhtiniana da Linguagem (BAKHTIN, 1981) no tocante à análise do discurso de Freire (1987, 1997, 2001), aplicado o método de extração das heterogeneidades: marcada, mostrada e não mostrada, e constitutiva do discurso freiriano sobre a política na educação e o conceito de ideologia, que são perpassados pelo conceito de poder, expressamente na necessidade de repensar o sistema educacional contemporâneo. A direção metodológica concentra-se na abordagem a natureza qualitativa e método dedutivo em razão do exame da linguagem. Como resultados esperados, demonstram-se as relações entre política, ideologia e poder no tocante à educação atual. Sendo assim, a pergunta que se estabelece é a seguinte: como delimitar pressupostos da educação brasileira no tocante à política, ideologia e poder na sociedade contemporânea?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19770_TB7073_19082023211637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÉLCIA MACEDO DE CARVALHO DINIZ E SILVA" "autor_nome_curto" => "HÉLCIA MACEDO" "autor_email" => "helciamacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }