Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

PROJETO DE FORMAÇÃO DE MUSICALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93739
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 1343
    "titulo" => "PROJETO DE FORMAÇÃO DE MUSICALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Sabe-se que a música é reconhecida como capaz de ampliar a capacidade expressiva e reflexiva dos indivíduos e também uma importante atividade para o desenvolvimento dos alunos. No entanto, muitos docentes ainda encontram dificuldade em realizar essa prática na sala de aula, pois em alguns casos, associam-se o ensino de música somente ao cantar e tocar algum instrumento, diante disso, há a necessidade de promover a capacitação para que haja a percepção dos benefícios ao trabalhar com a música na educação infantil e fundamental I de forma efetividade. A presente proposta está ligada diretamente à diversas habilidades da base nacional comum curricular (BNCC), que norteia educação no Brasil. O projeto tem por finalidade disseminar a música como facilitador de desenvolvimento, potencializando a aprendizagem e todos os benefícios em aspectos cognitivos, motores e emocionais, principalmente na primeira infância e ensino fundamental 1. Ainda, visa promover por meio de ações formativas workshops e oficinas, metodologia personalizada com ideias e atividades que implementarão a rotina dos professores, sala regular, e aulas de contraturno, utilizando a musicalização como ferramenta principal no processo de ensino e aprendizagem. Os encontros serão realizados duas vezes ao mês com duração de duas horas, também haverá uma visita mensal para acompanhamento in loco do professor, visando afinar as práticas docentes e sanar possíveis dúvidas que possam surgir no processo, totalizando 30 horas. Tal iniciativa poderá ser implementada em unidades SESI, bem como em municípios parceiros por meio de programas de transferência de tecnologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1343_TB165_19102023120000.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE MATTOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE SANTOS"
    "autor_email" => "felipe.mattos@sesisp.org."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93739
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 1343
    "titulo" => "PROJETO DE FORMAÇÃO DE MUSICALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Sabe-se que a música é reconhecida como capaz de ampliar a capacidade expressiva e reflexiva dos indivíduos e também uma importante atividade para o desenvolvimento dos alunos. No entanto, muitos docentes ainda encontram dificuldade em realizar essa prática na sala de aula, pois em alguns casos, associam-se o ensino de música somente ao cantar e tocar algum instrumento, diante disso, há a necessidade de promover a capacitação para que haja a percepção dos benefícios ao trabalhar com a música na educação infantil e fundamental I de forma efetividade. A presente proposta está ligada diretamente à diversas habilidades da base nacional comum curricular (BNCC), que norteia educação no Brasil. O projeto tem por finalidade disseminar a música como facilitador de desenvolvimento, potencializando a aprendizagem e todos os benefícios em aspectos cognitivos, motores e emocionais, principalmente na primeira infância e ensino fundamental 1. Ainda, visa promover por meio de ações formativas workshops e oficinas, metodologia personalizada com ideias e atividades que implementarão a rotina dos professores, sala regular, e aulas de contraturno, utilizando a musicalização como ferramenta principal no processo de ensino e aprendizagem. Os encontros serão realizados duas vezes ao mês com duração de duas horas, também haverá uma visita mensal para acompanhamento in loco do professor, visando afinar as práticas docentes e sanar possíveis dúvidas que possam surgir no processo, totalizando 30 horas. Tal iniciativa poderá ser implementada em unidades SESI, bem como em municípios parceiros por meio de programas de transferência de tecnologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1343_TB165_19102023120000.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE MATTOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE SANTOS"
    "autor_email" => "felipe.mattos@sesisp.org."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabe-se que a música é reconhecida como capaz de ampliar a capacidade expressiva e reflexiva dos indivíduos e também uma importante atividade para o desenvolvimento dos alunos. No entanto, muitos docentes ainda encontram dificuldade em realizar essa prática na sala de aula, pois em alguns casos, associam-se o ensino de música somente ao cantar e tocar algum instrumento, diante disso, há a necessidade de promover a capacitação para que haja a percepção dos benefícios ao trabalhar com a música na educação infantil e fundamental I de forma efetividade. A presente proposta está ligada diretamente à diversas habilidades da base nacional comum curricular (BNCC), que norteia educação no Brasil. O projeto tem por finalidade disseminar a música como facilitador de desenvolvimento, potencializando a aprendizagem e todos os benefícios em aspectos cognitivos, motores e emocionais, principalmente na primeira infância e ensino fundamental 1. Ainda, visa promover por meio de ações formativas workshops e oficinas, metodologia personalizada com ideias e atividades que implementarão a rotina dos professores, sala regular, e aulas de contraturno, utilizando a musicalização como ferramenta principal no processo de ensino e aprendizagem. Os encontros serão realizados duas vezes ao mês com duração de duas horas, também haverá uma visita mensal para acompanhamento in loco do professor, visando afinar as práticas docentes e sanar possíveis dúvidas que possam surgir no processo, totalizando 30 horas. Tal iniciativa poderá ser implementada em unidades SESI, bem como em municípios parceiros por meio de programas de transferência de tecnologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.