POR QUE DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639 AGORA?
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92594 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 670 "titulo" => "POR QUE DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639 AGORA?" "resumo" => "A partir da aprovação da Lei nº1.639/2003 e seu parecer no Conselho Nacional de Educação (CNE nº003/2004), assim como de seus desdobramentos (Lei nº11.645/2008 e os parâmetros curriculares para a educação quilombola (CNE 16/2012), formou-se um campo de investigação que problematiza a (falta da) aplicação das normas supracitadas nos estabelecimentos de ensino do Brasil. A construção dos currículos e projetos pedagógicos (na educação básica e superior) foi historicamente criticada pelos movimentos negros, não obstante, as Ciências Sociais não protagonizavam este debate. Outrossim, o campo da Sociologia da Educação passou a ser interrogado pelas demandas dos sujeitos destas políticas. Frente as leituras pós-coloniais/decoloniais que problematizaram a relação entre o corpo da lei e formação de subjetividades e as condições para a formação de identidades não-racializadas (FANON, 2020; DUBOIS, 1986; FOUCAULT, 2016), considerando o trabalho de Gomes (2017), propõe-se aqui uma crítica epistemológica da sociologia da educação que considere os pontos: a) a forma como demandas por reconhecimento dos setores historicamente discriminados foram subrepresentadas neste campo; b) A transformação da percepção do corpodocente e discente sobre as identidades que os atravessam e como este campo de discussão permaneceu fora do debate sobre produção de saberes para além da sala de aula, mesmo após 20 de aprovação da lei; c) a necessidade de construir estudos sobre práticas pedagógicas e novos saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: 20 ANOS DE DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID670_TB283_19062023215818.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.santos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92594 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 670 "titulo" => "POR QUE DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639 AGORA?" "resumo" => "A partir da aprovação da Lei nº1.639/2003 e seu parecer no Conselho Nacional de Educação (CNE nº003/2004), assim como de seus desdobramentos (Lei nº11.645/2008 e os parâmetros curriculares para a educação quilombola (CNE 16/2012), formou-se um campo de investigação que problematiza a (falta da) aplicação das normas supracitadas nos estabelecimentos de ensino do Brasil. A construção dos currículos e projetos pedagógicos (na educação básica e superior) foi historicamente criticada pelos movimentos negros, não obstante, as Ciências Sociais não protagonizavam este debate. Outrossim, o campo da Sociologia da Educação passou a ser interrogado pelas demandas dos sujeitos destas políticas. Frente as leituras pós-coloniais/decoloniais que problematizaram a relação entre o corpo da lei e formação de subjetividades e as condições para a formação de identidades não-racializadas (FANON, 2020; DUBOIS, 1986; FOUCAULT, 2016), considerando o trabalho de Gomes (2017), propõe-se aqui uma crítica epistemológica da sociologia da educação que considere os pontos: a) a forma como demandas por reconhecimento dos setores historicamente discriminados foram subrepresentadas neste campo; b) A transformação da percepção do corpodocente e discente sobre as identidades que os atravessam e como este campo de discussão permaneceu fora do debate sobre produção de saberes para além da sala de aula, mesmo após 20 de aprovação da lei; c) a necessidade de construir estudos sobre práticas pedagógicas e novos saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: 20 ANOS DE DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID670_TB283_19062023215818.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.santos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }