O CONHECIMENTO PRÉVIO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM SOCIOLOGIA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92398 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "O CONHECIMENTO PRÉVIO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM SOCIOLOGIA" "resumo" => "O tema do presente trabalho relaciona-se com a transposição didática e os conhecimentos prévios. A pergunta norteadora é: qual a importância do conhecimento prévio na transposição didática do ensino de Sociologia? Diante deste contexto, o objetivo da pesquisa foi refletir sobre as estratégias utilizadas pelos professores para investigar, valorizar e esclarecer os conhecimentos necessários para a compreensão da Sociologia. A compreensão do tema abordado teve respaldo na leitura de teóricos da educação (MOREIRA,1982) que tratam sobre a importância da aprendizagem significativa e a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes (AUSUBEL, 2003) e as evidentes desigualdades no processo de ensino (BOURDIEU; PASSERON, 1975), bem como a leitura de documentos referentes ao ensino de Sociologia. (BRASIL, 2008). Assim a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a investigação através de organizadores de aprendizagem, como diálogos sobre o contexto do assunto, mapas conceituais e até mesmo a aplicação de uma sondagem com perguntas e respostas são estratégias metodológicas importantes para integrar todos os estudantes na transposição didática. Referências AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução, elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID316_TB27_01042023224044.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO FERNANDES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "summerbox01@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92398 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "O CONHECIMENTO PRÉVIO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM SOCIOLOGIA" "resumo" => "O tema do presente trabalho relaciona-se com a transposição didática e os conhecimentos prévios. A pergunta norteadora é: qual a importância do conhecimento prévio na transposição didática do ensino de Sociologia? Diante deste contexto, o objetivo da pesquisa foi refletir sobre as estratégias utilizadas pelos professores para investigar, valorizar e esclarecer os conhecimentos necessários para a compreensão da Sociologia. A compreensão do tema abordado teve respaldo na leitura de teóricos da educação (MOREIRA,1982) que tratam sobre a importância da aprendizagem significativa e a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes (AUSUBEL, 2003) e as evidentes desigualdades no processo de ensino (BOURDIEU; PASSERON, 1975), bem como a leitura de documentos referentes ao ensino de Sociologia. (BRASIL, 2008). Assim a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a investigação através de organizadores de aprendizagem, como diálogos sobre o contexto do assunto, mapas conceituais e até mesmo a aplicação de uma sondagem com perguntas e respostas são estratégias metodológicas importantes para integrar todos os estudantes na transposição didática. Referências AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução, elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID316_TB27_01042023224044.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO FERNANDES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "summerbox01@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }