“NÃO CABEMOS NA ESCOLA, MAS FAZEMOS CABER”: EXPERIÊNCIAS JUVENIS LGBT “DE AFRONTE” À CISHETERONORMA ESCOLAR
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92482 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "“NÃO CABEMOS NA ESCOLA, MAS FAZEMOS CABER”: EXPERIÊNCIAS JUVENIS LGBT “DE AFRONTE” À CISHETERONORMA ESCOLAR" "resumo" => "Objetivando compreender a relação que jovens estudantes LGBT constroem com o universo educacional, considerando sua sexualidade e/ou identidade de gênero fora das normas hegemônicas como importante marcador da diferença que produz vivências particulares com o ambiente escolar, busco analisar como tais sujeitos experimentam o tempo da escola. Com destaque, neste texto, para aquelas experiências denominadas pelos próprios interlocutores como marcadas pelo “afronte”, isto é, de transgressão e subversão das normas de gênero. Para o entendimento de tal questão, foi utilizada a etnografia como norte central e técnicas de pesquisa como entrevistas semiestruturadas, conversas informais e a observação participante. Verifica-se que a estilística e a performance femininas, construídas em corpos lidos socialmente como masculinos, borrando as fronteiras inteligíveis do gênero, configuram-se como estratégias de sobrevivência em meio a um contexto hostil e que, visando (re)produzir os padrões de gênero, entendem tais corpos e subjetividades transgressoras como “problemáticas”. Embora tidos como “problema” e sob a pressão de uma pedagogia normativa do gênero, seu poder de agência produzem linhas de fuga que tornam a escola um lugar habitável, mesmo a contragosto dessa instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: GÊNERO NA ESCOLA: FORMAÇÃO DISCENTE E RECONHECIMENTO DE CORPOREIDADES MÚLTIPLAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID41_TB144_04062023110201.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES BRAGA" "autor_nome_curto" => "RICARDO BRAGA" "autor_email" => "ricardo_sociologia@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92482 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "“NÃO CABEMOS NA ESCOLA, MAS FAZEMOS CABER”: EXPERIÊNCIAS JUVENIS LGBT “DE AFRONTE” À CISHETERONORMA ESCOLAR" "resumo" => "Objetivando compreender a relação que jovens estudantes LGBT constroem com o universo educacional, considerando sua sexualidade e/ou identidade de gênero fora das normas hegemônicas como importante marcador da diferença que produz vivências particulares com o ambiente escolar, busco analisar como tais sujeitos experimentam o tempo da escola. Com destaque, neste texto, para aquelas experiências denominadas pelos próprios interlocutores como marcadas pelo “afronte”, isto é, de transgressão e subversão das normas de gênero. Para o entendimento de tal questão, foi utilizada a etnografia como norte central e técnicas de pesquisa como entrevistas semiestruturadas, conversas informais e a observação participante. Verifica-se que a estilística e a performance femininas, construídas em corpos lidos socialmente como masculinos, borrando as fronteiras inteligíveis do gênero, configuram-se como estratégias de sobrevivência em meio a um contexto hostil e que, visando (re)produzir os padrões de gênero, entendem tais corpos e subjetividades transgressoras como “problemáticas”. Embora tidos como “problema” e sob a pressão de uma pedagogia normativa do gênero, seu poder de agência produzem linhas de fuga que tornam a escola um lugar habitável, mesmo a contragosto dessa instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: GÊNERO NA ESCOLA: FORMAÇÃO DISCENTE E RECONHECIMENTO DE CORPOREIDADES MÚLTIPLAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID41_TB144_04062023110201.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO MARQUES BRAGA" "autor_nome_curto" => "RICARDO BRAGA" "autor_email" => "ricardo_sociologia@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }