Artigo Alfabetização, Linguagens e Letramentos

E-books

ISBN: 978-65-86901-90-0

FORMAÇÃO DOCENTE: QUE CAMINHO SEGUIR?

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Práxis Pedagógica, Formação de Professores e Mulltiletramentos
"2022-12-08 10:13:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91981
    "edicao_id" => 304
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 402
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: QUE CAMINHO SEGUIR?"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva crítico-reflexiva e colaborativa o processo de formação de professores. A pesquisa está fundamentada nos princípios da abordagem sócio-histórica, enfocando a compreensão do processo de desenvolvimento histórico, social, cultural e psicológico das docentes envolvidas neste estudo, dialogando com autores como Carpim (2014), Magalhães (2011), Liberali (2008, 2010), Ibiapina (2007), Flores (2003), entre outros. Foi realizada uma pesquisa colaborativa da qual participaram seis professores da Educação Superior de uma instituição privada da cidade de Parnaíba-PI e neste trabalho apresentamos o enunciado de duas partícipes. Optamos pela pesquisa colaborativa porque nos possibilita novo olhar sobre o processo de formação docente, pois permite um trabalho partilhado, coletivo. Para a coleta dos dados, foi utilizada a observação colaborativa, realizada em três fases: pré-observação, observação e pós-observação. O exercício da profissão de professor exige a compreensão do próprio ato de pensar, acerca do fazer docente e suas consequências, haja vista a reflexão crítica ampliar o poder do professor de intervir, compreender e transformar não apenas o contexto da sala de aula e do espaço escolar, mas o contexto da realidade em que está inserido. O contexto de transformações que estamos vivenciando no século XXI implica na formação docente capaz de enfrentar as incertezas do mundo contemporâneo e, consequentemente, responder às múltiplas e crescentes exigências da educação. Portanto, se quisermos profissionais da educação qualificados e conscientes de sua função na prática educativa, será necessário repensar os processos de formação inicial e continuada e que estas ocorram na perspectiva crítico-colaborativa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Práxis Pedagógica, Formação de Professores e Mulltiletramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD5_ID402_TB276_03112022200535.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 08:31:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "Maria Ozita"
    "autor_email" => "mariaozita@phb.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
    "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91981
    "edicao_id" => 304
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 402
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: QUE CAMINHO SEGUIR?"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva crítico-reflexiva e colaborativa o processo de formação de professores. A pesquisa está fundamentada nos princípios da abordagem sócio-histórica, enfocando a compreensão do processo de desenvolvimento histórico, social, cultural e psicológico das docentes envolvidas neste estudo, dialogando com autores como Carpim (2014), Magalhães (2011), Liberali (2008, 2010), Ibiapina (2007), Flores (2003), entre outros. Foi realizada uma pesquisa colaborativa da qual participaram seis professores da Educação Superior de uma instituição privada da cidade de Parnaíba-PI e neste trabalho apresentamos o enunciado de duas partícipes. Optamos pela pesquisa colaborativa porque nos possibilita novo olhar sobre o processo de formação docente, pois permite um trabalho partilhado, coletivo. Para a coleta dos dados, foi utilizada a observação colaborativa, realizada em três fases: pré-observação, observação e pós-observação. O exercício da profissão de professor exige a compreensão do próprio ato de pensar, acerca do fazer docente e suas consequências, haja vista a reflexão crítica ampliar o poder do professor de intervir, compreender e transformar não apenas o contexto da sala de aula e do espaço escolar, mas o contexto da realidade em que está inserido. O contexto de transformações que estamos vivenciando no século XXI implica na formação docente capaz de enfrentar as incertezas do mundo contemporâneo e, consequentemente, responder às múltiplas e crescentes exigências da educação. Portanto, se quisermos profissionais da educação qualificados e conscientes de sua função na prática educativa, será necessário repensar os processos de formação inicial e continuada e que estas ocorram na perspectiva crítico-colaborativa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Práxis Pedagógica, Formação de Professores e Mulltiletramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD5_ID402_TB276_03112022200535.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 08:31:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "Maria Ozita"
    "autor_email" => "mariaozita@phb.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
    "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 304
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
        "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
          O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
          Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
          O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
        "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 304
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
        "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
          O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
          Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
          O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
        "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 192
                "edicao_id" => 304
                "codigo" => "978-65-86901-90-0"
                "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png"
                "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
                  O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
                  Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
                  O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n
                  Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n
                  Priscila do Vale Silva<br />\r\n
                  Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n
                  Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n
                  Claudiana Melo<br />\r\n
                  Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n
                  Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n
                  Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n
                  Fabricia Pereira Teles<br />\r\n
                  Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n
                  Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa<br />\r\n
                  Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n
                  Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n
                  Marly Macedo<br />\r\n
                  Let&iacute;cia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n
                  Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n
                  Francisco M&aacute;rio Carneiro da Silva<br />\r\n
                  Renato Pazos Vazquez<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Barbosa
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf"
                "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
                "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 192
                "edicao_id" => 304
                "codigo" => "978-65-86901-90-0"
                "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png"
                "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
                  O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
                  Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
                  O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n
                  Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n
                  Priscila do Vale Silva<br />\r\n
                  Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n
                  Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n
                  Claudiana Melo<br />\r\n
                  Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n
                  Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n
                  Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n
                  Fabricia Pereira Teles<br />\r\n
                  Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n
                  Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa<br />\r\n
                  Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n
                  Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n
                  Marly Macedo<br />\r\n
                  Let&iacute;cia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n
                  Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n
                  Francisco M&aacute;rio Carneiro da Silva<br />\r\n
                  Renato Pazos Vazquez<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Barbosa
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf"
                "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
                "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva crítico-reflexiva e colaborativa o processo de formação de professores. A pesquisa está fundamentada nos princípios da abordagem sócio-histórica, enfocando a compreensão do processo de desenvolvimento histórico, social, cultural e psicológico das docentes envolvidas neste estudo, dialogando com autores como Carpim (2014), Magalhães (2011), Liberali (2008, 2010), Ibiapina (2007), Flores (2003), entre outros. Foi realizada uma pesquisa colaborativa da qual participaram seis professores da Educação Superior de uma instituição privada da cidade de Parnaíba-PI e neste trabalho apresentamos o enunciado de duas partícipes. Optamos pela pesquisa colaborativa porque nos possibilita novo olhar sobre o processo de formação docente, pois permite um trabalho partilhado, coletivo. Para a coleta dos dados, foi utilizada a observação colaborativa, realizada em três fases: pré-observação, observação e pós-observação. O exercício da profissão de professor exige a compreensão do próprio ato de pensar, acerca do fazer docente e suas consequências, haja vista a reflexão crítica ampliar o poder do professor de intervir, compreender e transformar não apenas o contexto da sala de aula e do espaço escolar, mas o contexto da realidade em que está inserido. O contexto de transformações que estamos vivenciando no século XXI implica na formação docente capaz de enfrentar as incertezas do mundo contemporâneo e, consequentemente, responder às múltiplas e crescentes exigências da educação. Portanto, se quisermos profissionais da educação qualificados e conscientes de sua função na prática educativa, será necessário repensar os processos de formação inicial e continuada e que estas ocorram na perspectiva crítico-colaborativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.