Artigo CONEDU - Educação Emocional

E-books

ISBN: 978-65-86901-73-3

PRÁTICAS AFETIVAS NA SALA DE AULA, UMA AÇÃO HUMANÍSTICA ALIADA AO SUCESSO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 18 - Educação Emocional
"2022-07-12 14:51:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91361
    "edicao_id" => 259
    "trabalho_id" => 4713
    "inscrito_id" => 18033
    "titulo" => "PRÁTICAS AFETIVAS NA SALA DE AULA, UMA AÇÃO HUMANÍSTICA ALIADA AO SUCESSO ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo vem abordar sobre estudos voltados para a compreensão do importante papel que a afetividade exerce dentro do ambiente escolar. Enfatizando neste trabalho que o maior êxito dentro do campo educacional é o sucesso escolar do aluno sendo manifestado quando seus anseios educacionais são atendidos de forma afetuosa e satisfatória. E trazer também uma reflexão sobre a força que a afetividade exerce sobre o ensino aprendizado, tendo em vista da valorização que o aluno necessita enquanto sujeito crítico, autônomo e reflexivo. Os benefícios voltados para um bom relacionamento entre professor e aluno também serão apresentados como uma ferramenta favorável dentro do desenvolvimento escolar. Este artigo objetivou-se em pesquisar bibliografias e estudos que abordassem o tema de forma mais clara e contextualizada e que fizessem menção sobre a importância da afetividade dentro da escola no processo da aprendizagem. Traremos a conclusão sobre o papel e a responsabilidade que a escola tem enquanto ambiente de formação que promove um campo acolhedor, onde o aluno encontra suportes emocionais e incentivos no professor afetuoso e que busca de todas as formas diminuir a distância e barreiras no cotidiano escolar a fim de investir no sucesso da aprendizagem da criança enquanto aluno. As metodologias foram voltadas para um levantamento bibliográfico com alguns teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2001), Arantes (2002), Góes (1997), sendo estes autores fundamentais para o tema e embasamento teórico permitindo contribuir com resultados satisfatórios dentro da temática e vivência da sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63da93dd94935_01022023133125.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:32:46"
    "updated_at" => "2023-02-01 13:31:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA RAMOS VIEIRA FRANCINI"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA Francini"
    "autor_email" => "su_vieiraped@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-emocional"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91361
    "edicao_id" => 259
    "trabalho_id" => 4713
    "inscrito_id" => 18033
    "titulo" => "PRÁTICAS AFETIVAS NA SALA DE AULA, UMA AÇÃO HUMANÍSTICA ALIADA AO SUCESSO ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo vem abordar sobre estudos voltados para a compreensão do importante papel que a afetividade exerce dentro do ambiente escolar. Enfatizando neste trabalho que o maior êxito dentro do campo educacional é o sucesso escolar do aluno sendo manifestado quando seus anseios educacionais são atendidos de forma afetuosa e satisfatória. E trazer também uma reflexão sobre a força que a afetividade exerce sobre o ensino aprendizado, tendo em vista da valorização que o aluno necessita enquanto sujeito crítico, autônomo e reflexivo. Os benefícios voltados para um bom relacionamento entre professor e aluno também serão apresentados como uma ferramenta favorável dentro do desenvolvimento escolar. Este artigo objetivou-se em pesquisar bibliografias e estudos que abordassem o tema de forma mais clara e contextualizada e que fizessem menção sobre a importância da afetividade dentro da escola no processo da aprendizagem. Traremos a conclusão sobre o papel e a responsabilidade que a escola tem enquanto ambiente de formação que promove um campo acolhedor, onde o aluno encontra suportes emocionais e incentivos no professor afetuoso e que busca de todas as formas diminuir a distância e barreiras no cotidiano escolar a fim de investir no sucesso da aprendizagem da criança enquanto aluno. As metodologias foram voltadas para um levantamento bibliográfico com alguns teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2001), Arantes (2002), Góes (1997), sendo estes autores fundamentais para o tema e embasamento teórico permitindo contribuir com resultados satisfatórios dentro da temática e vivência da sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63da93dd94935_01022023133125.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:32:46"
    "updated_at" => "2023-02-01 13:31:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA RAMOS VIEIRA FRANCINI"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA Francini"
    "autor_email" => "su_vieiraped@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-emocional"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 259
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-emocional"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
        "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
        "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 259
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-emocional"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg"
        "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
        "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 153
                "edicao_id" => 259
                "codigo" => "978-65-86901-73-3"
                "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARILENE SALGUEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  CL&Eacute;DIA IN&Ecirc;S MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n
                  CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n
                  DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n
                  MARCIA RIQUE CARICIO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n
                  TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n
                  WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf"
                "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
                "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 153
                "edicao_id" => 259
                "codigo" => "978-65-86901-73-3"
                "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARILENE SALGUEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  CL&Eacute;DIA IN&Ecirc;S MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n
                  CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n
                  DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n
                  MARCIA RIQUE CARICIO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n
                  TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n
                  WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf"
                "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:51:21"
                "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

RESUMO Este artigo vem abordar sobre estudos voltados para a compreensão do importante papel que a afetividade exerce dentro do ambiente escolar. Enfatizando neste trabalho que o maior êxito dentro do campo educacional é o sucesso escolar do aluno sendo manifestado quando seus anseios educacionais são atendidos de forma afetuosa e satisfatória. E trazer também uma reflexão sobre a força que a afetividade exerce sobre o ensino aprendizado, tendo em vista da valorização que o aluno necessita enquanto sujeito crítico, autônomo e reflexivo. Os benefícios voltados para um bom relacionamento entre professor e aluno também serão apresentados como uma ferramenta favorável dentro do desenvolvimento escolar. Este artigo objetivou-se em pesquisar bibliografias e estudos que abordassem o tema de forma mais clara e contextualizada e que fizessem menção sobre a importância da afetividade dentro da escola no processo da aprendizagem. Traremos a conclusão sobre o papel e a responsabilidade que a escola tem enquanto ambiente de formação que promove um campo acolhedor, onde o aluno encontra suportes emocionais e incentivos no professor afetuoso e que busca de todas as formas diminuir a distância e barreiras no cotidiano escolar a fim de investir no sucesso da aprendizagem da criança enquanto aluno. As metodologias foram voltadas para um levantamento bibliográfico com alguns teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2001), Arantes (2002), Góes (1997), sendo estes autores fundamentais para o tema e embasamento teórico permitindo contribuir com resultados satisfatórios dentro da temática e vivência da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.