Artigo CONEDU - Ensino de Ciências

E-books

ISBN: 978-65-86901-71-9

O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS ADOTADAS NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-07-12 14:49:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91288
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 4600
    "inscrito_id" => 10376
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS ADOTADAS NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliam os seus alunos. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Pombal/PB. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelaram que os conhecimentos adquiridos pelos professores desde a formação, bem como as suas atividades de aperfeiçoamento do conhecimento são ferramentas importantes para garantir o ensino aprendizagem de qualidade ao aluno desde o início. A distinção quanta a formação e nos períodos de experiência das educadoras, nos permitem concluir que independente desta distinção elas possuem visões similares quanto a importância do Ensino de Ciências Naturais na formação dos alunos e a respeito do objetivo de expandir o conhecimento, considerando ainda que as professoras consideram que há a necessidade de expandir o ensino de forma lúdica, melhorando também as metodologias avaliativas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10376_TB4600_17092022203906.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Weverton Medeiros"
    "autor_email" => "weverton.medeiros@edu.ufe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91288
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 4600
    "inscrito_id" => 10376
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS ADOTADAS NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliam os seus alunos. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Pombal/PB. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelaram que os conhecimentos adquiridos pelos professores desde a formação, bem como as suas atividades de aperfeiçoamento do conhecimento são ferramentas importantes para garantir o ensino aprendizagem de qualidade ao aluno desde o início. A distinção quanta a formação e nos períodos de experiência das educadoras, nos permitem concluir que independente desta distinção elas possuem visões similares quanto a importância do Ensino de Ciências Naturais na formação dos alunos e a respeito do objetivo de expandir o conhecimento, considerando ainda que as professoras consideram que há a necessidade de expandir o ensino de forma lúdica, melhorando também as metodologias avaliativas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10376_TB4600_17092022203906.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Weverton Medeiros"
    "autor_email" => "weverton.medeiros@edu.ufe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliam os seus alunos. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Pombal/PB. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelaram que os conhecimentos adquiridos pelos professores desde a formação, bem como as suas atividades de aperfeiçoamento do conhecimento são ferramentas importantes para garantir o ensino aprendizagem de qualidade ao aluno desde o início. A distinção quanta a formação e nos períodos de experiência das educadoras, nos permitem concluir que independente desta distinção elas possuem visões similares quanto a importância do Ensino de Ciências Naturais na formação dos alunos e a respeito do objetivo de expandir o conhecimento, considerando ainda que as professoras consideram que há a necessidade de expandir o ensino de forma lúdica, melhorando também as metodologias avaliativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.