Artigo CONEDU - Ensino de Ciências

E-books

ISBN: 978-65-86901-71-9

CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-07-12 14:49:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91267
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 1697
    "inscrito_id" => 9362
    "titulo" => "CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso do cordel em sala de aula pode ser uma alternativa dentre outras metodologias no campo do ensino de ciências, auxiliando demais professores que desejam trabalhar com essa perspectiva de recurso didático, assim o trabalho é intitulado como “Cordel como recurso didático: uma proposta para a formação do professor no ensino de ciências”. O objetivo desse trabalho visa apresentar cordéis como forma de recurso didático, para contribuir com a formação inicial docente no âmbito do ensino de ciências. Uma vez que o cordel conta com uma linguagem simples e de fácil compreensão, podendo até mesmo trabalhar com a arte e a cultura no ambiente escolar, estimulando a prática da criatividade. O público-alvo foram estudantes da graduação do curso de ciências biológicas- licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, campus I de Campina Grande-PB. A pesquisa tem caráter qualitativa descritiva, sendo assim como instrumento de coleta de dados, foram formulários online, como pré e pós teste, ambos realizados por meio do google formulários, devido ao contexto vivenciado no período pandêmico, os mesmos foram analisados e organizados por meio de gráficos simples. Salientando que consiste em um recorte da dissertação do mestrado, do Programa de pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Dessa forma, os cordéis mostrados como modelos de recurso didático foram avaliados pelos participantes e considerados relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, onde gostaram de conhecer mais uma proposta que possa contribuir para a sua formação docente e para futuras aulas nas quais irão ministrar. No entanto, é perceptível que a presente pesquisa contribui para área da docência, em relação a formação inicial, assim como no campo de novas metodologias da didática visando a área do ensino de ciência, com foco no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9362_TB1697_27112022104257.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "daniellersm@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91267
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 1697
    "inscrito_id" => 9362
    "titulo" => "CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso do cordel em sala de aula pode ser uma alternativa dentre outras metodologias no campo do ensino de ciências, auxiliando demais professores que desejam trabalhar com essa perspectiva de recurso didático, assim o trabalho é intitulado como “Cordel como recurso didático: uma proposta para a formação do professor no ensino de ciências”. O objetivo desse trabalho visa apresentar cordéis como forma de recurso didático, para contribuir com a formação inicial docente no âmbito do ensino de ciências. Uma vez que o cordel conta com uma linguagem simples e de fácil compreensão, podendo até mesmo trabalhar com a arte e a cultura no ambiente escolar, estimulando a prática da criatividade. O público-alvo foram estudantes da graduação do curso de ciências biológicas- licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, campus I de Campina Grande-PB. A pesquisa tem caráter qualitativa descritiva, sendo assim como instrumento de coleta de dados, foram formulários online, como pré e pós teste, ambos realizados por meio do google formulários, devido ao contexto vivenciado no período pandêmico, os mesmos foram analisados e organizados por meio de gráficos simples. Salientando que consiste em um recorte da dissertação do mestrado, do Programa de pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Dessa forma, os cordéis mostrados como modelos de recurso didático foram avaliados pelos participantes e considerados relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, onde gostaram de conhecer mais uma proposta que possa contribuir para a sua formação docente e para futuras aulas nas quais irão ministrar. No entanto, é perceptível que a presente pesquisa contribui para área da docência, em relação a formação inicial, assim como no campo de novas metodologias da didática visando a área do ensino de ciência, com foco no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9362_TB1697_27112022104257.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "daniellersm@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O uso do cordel em sala de aula pode ser uma alternativa dentre outras metodologias no campo do ensino de ciências, auxiliando demais professores que desejam trabalhar com essa perspectiva de recurso didático, assim o trabalho é intitulado como “Cordel como recurso didático: uma proposta para a formação do professor no ensino de ciências”. O objetivo desse trabalho visa apresentar cordéis como forma de recurso didático, para contribuir com a formação inicial docente no âmbito do ensino de ciências. Uma vez que o cordel conta com uma linguagem simples e de fácil compreensão, podendo até mesmo trabalhar com a arte e a cultura no ambiente escolar, estimulando a prática da criatividade. O público-alvo foram estudantes da graduação do curso de ciências biológicas- licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, campus I de Campina Grande-PB. A pesquisa tem caráter qualitativa descritiva, sendo assim como instrumento de coleta de dados, foram formulários online, como pré e pós teste, ambos realizados por meio do google formulários, devido ao contexto vivenciado no período pandêmico, os mesmos foram analisados e organizados por meio de gráficos simples. Salientando que consiste em um recorte da dissertação do mestrado, do Programa de pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Dessa forma, os cordéis mostrados como modelos de recurso didático foram avaliados pelos participantes e considerados relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, onde gostaram de conhecer mais uma proposta que possa contribuir para a sua formação docente e para futuras aulas nas quais irão ministrar. No entanto, é perceptível que a presente pesquisa contribui para área da docência, em relação a formação inicial, assim como no campo de novas metodologias da didática visando a área do ensino de ciência, com foco no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.