Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91047
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4930
    "inscrito_id" => 17906
    "titulo" => "EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho caracteriza-se como descritivo qualitativo, é resultado da aplicação de aulas de química que incluiu em sua metodologia a experimentação de baixo custo, para ensino de transição eletrônica, segundo o modelo atômico de Bohr. A aulas foram ministradas durante o estágio em Licenciatura em Química, realizado em uma escola pública de Educação Básica da rede Estadual de Santa Catarina, com duas turmas de 1ª série do Ensino Médio. Este trabalho tem por objetivo verificar em que medida as aulas experimentais contribuíram com aprendizagem dos alunos sobre o conceito de transição eletrônica, de acordo com modelo atômico de Bohr. Trabalhou-se o conceito de transição eletrônica, por meio de esquemas no quadro, explicações verbais e atividade experimental, conhecida por “Teste de Chama”, que consiste em colocar diferentes tipos de sais sobre uma chama, os quais emitem determinadas cores de acordo com o sal. Para complementação, foi aplicado um questionário para os alunos, composto por questões abertas, sobre a relevância da atividade experimental na compreensão dos conceitos. A atividade experimental de baixo custo mostrou-se importante ferramenta metodológica para a compreensão do conceito de transição eletrônica. Embora os alunos apresentaram alguma dificuldade de relacionar a teoria com a prática, estes reconheceram que a atividade prática contribuiu para o entendimento sobre o tema de estudo, transição eletrônica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17906_TB4930_01122022180116.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDA GENI ALVES PAIXAO"
    "autor_nome_curto" => "HILDA GENI ALVE"
    "autor_email" => "halveshilda@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91047
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4930
    "inscrito_id" => 17906
    "titulo" => "EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho caracteriza-se como descritivo qualitativo, é resultado da aplicação de aulas de química que incluiu em sua metodologia a experimentação de baixo custo, para ensino de transição eletrônica, segundo o modelo atômico de Bohr. A aulas foram ministradas durante o estágio em Licenciatura em Química, realizado em uma escola pública de Educação Básica da rede Estadual de Santa Catarina, com duas turmas de 1ª série do Ensino Médio. Este trabalho tem por objetivo verificar em que medida as aulas experimentais contribuíram com aprendizagem dos alunos sobre o conceito de transição eletrônica, de acordo com modelo atômico de Bohr. Trabalhou-se o conceito de transição eletrônica, por meio de esquemas no quadro, explicações verbais e atividade experimental, conhecida por “Teste de Chama”, que consiste em colocar diferentes tipos de sais sobre uma chama, os quais emitem determinadas cores de acordo com o sal. Para complementação, foi aplicado um questionário para os alunos, composto por questões abertas, sobre a relevância da atividade experimental na compreensão dos conceitos. A atividade experimental de baixo custo mostrou-se importante ferramenta metodológica para a compreensão do conceito de transição eletrônica. Embora os alunos apresentaram alguma dificuldade de relacionar a teoria com a prática, estes reconheceram que a atividade prática contribuiu para o entendimento sobre o tema de estudo, transição eletrônica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17906_TB4930_01122022180116.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDA GENI ALVES PAIXAO"
    "autor_nome_curto" => "HILDA GENI ALVE"
    "autor_email" => "halveshilda@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como descritivo qualitativo, é resultado da aplicação de aulas de química que incluiu em sua metodologia a experimentação de baixo custo, para ensino de transição eletrônica, segundo o modelo atômico de Bohr. A aulas foram ministradas durante o estágio em Licenciatura em Química, realizado em uma escola pública de Educação Básica da rede Estadual de Santa Catarina, com duas turmas de 1ª série do Ensino Médio. Este trabalho tem por objetivo verificar em que medida as aulas experimentais contribuíram com aprendizagem dos alunos sobre o conceito de transição eletrônica, de acordo com modelo atômico de Bohr. Trabalhou-se o conceito de transição eletrônica, por meio de esquemas no quadro, explicações verbais e atividade experimental, conhecida por “Teste de Chama”, que consiste em colocar diferentes tipos de sais sobre uma chama, os quais emitem determinadas cores de acordo com o sal. Para complementação, foi aplicado um questionário para os alunos, composto por questões abertas, sobre a relevância da atividade experimental na compreensão dos conceitos. A atividade experimental de baixo custo mostrou-se importante ferramenta metodológica para a compreensão do conceito de transição eletrônica. Embora os alunos apresentaram alguma dificuldade de relacionar a teoria com a prática, estes reconheceram que a atividade prática contribuiu para o entendimento sobre o tema de estudo, transição eletrônica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.