Este artigo evidencia a Educação Técnica Integrada ao Ensino Médio que representa uma perspectiva teórico – conceitual e metodológica avançada – ancorada nos dispositivos legais da educação profissional de nível técnico e no trabalho como princípio educativo, considerando suas dimensões (ontológica, econômica e histórica). Na organização do currículo da educação profissional, as categorias ciência, cultura, trabalho e tecnologia precisam perpassar todos os conhecimentos produzidos, acomodando o eixo curricular central do Currículo Integrado. Desse modo, pretende-se a apresentar uma breve reflexão sobre o processo histórico da implementação da política da educação integrada nos Institutos Federais, destacando as implicações da Base Nacional Comum Curricular e os itinerários formativos. Esse estudo está fundamentado teoricamente em Gramsci (1988), Santomé (1998), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e nos dispositivos legais. Conclui-se essa reflexão entendendo a necessidade da defesa intransigente da educação profissional técnica integrada ao ensino médio, baseada no alinhamento conceitual de forma a fortalecer e reafirmar a formação de profissional técnico, cidadão consciente, capaz de participar da tomada de decisões, apresentando soluções. Para isto, busca-se a curricularização das práticas integradoras nos projetos pedagógicos de cursos técnicos integrados, a valorização e fortalecimento dessa forma de integração em que toda técnica é feita por seres humanos para a humanidade.