O ensaio relata uma experiência de campo em uma escola do município com alunos do 2º ano do ensino fundamental I de um determinado bairro da zona norte da cidade de João Pessoa/Paraíba. A aprendizagem da escrita e leitura é o foco da abordagem á luz de teóricos como Vygotsky e Paulo Freire que deslumbra seu olha na perspectiva da valorização do meio sociocultural, do diálogo e estimulo. Fundamentamos a metodologia num relato de experiência com abordagem no discurso do materialismo histórico dialético, cujo objetivo levou a uma pesquisa descritiva relacionada a coleta de dados participativa que melhor apresenta os conhecimentos e práticas teóricas relatadas. A metodologia apresentada, possibilitou novos processos colaborativos do ensino e aprendizagem. Considerando os momentos compartilhados, em conjunto com a professora, alunos e estagiária percebemos ao longo da experiência um interesse maior nas realizações das atividades, assim como também seus desenvolvimentos no processo de ensino e aprendizagem. Percebemos que os momentos que os alunos estiveram no isolamento social, afastados das salas de aulas presenciais, o desenvolvimento de sua escrita e leitura também sofreram influência elevando o grau de dificuldade diante do processo de ensino aprendizagem, especificamente: leitura e escrita.