O presente estudo se originou de uma investigação empreendida nas disciplinas Pesquisa e Prática Pedagógica e História da Educação Brasileira e da Amazônia, componentes curriculares do terceiro e quarto semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, respectivamente. Tendo como objetivo, investigar os desafios educacionais encontrados ao longo do processo histórico de inclusão da comunidade surda no Ensino Superior brasileiro, o trabalho buscou responder às seguintes questões norteadoras: a) Como ocorreu/tem ocorrido o acesso da comunidade surda ao Ensino Superior no Brasil? b) Quais leis garantem o ensino de Libras no Brasil? c) Qual a relação entre o ensino inclusivo e o sucesso acadêmico do aluno surdo no Ensino Superior? As respostas para tais questionamentos foram obtidas por meio de uma pesquisa, inicialmente bibliográfica e documental e, em seguida, a partir da submissão de um questionário com alunos surdos, sob uma ótica majoritariamente quantitativa. Como resultados, pôde-se perceber que ainda existem muitos desafios para que a inserção da comunidade surda seja efetiva nas universidades brasileiras, tais como: a elaboração de políticas afirmativas de acesso e permanência deste aluno na Universidade; a qualidade do serviço prestado; e a criação de uma cultura bilíngue e bicultural, com foco no acolhimento, na inclusão e no desenvolvimento das habilidades e competências acadêmicas necessárias para o sucesso do estudante universitário, seja ele surdo ou não.