RESUMO O transporte escolar rural ainda é um tema pouco discutido em trabalhos científicos. Em recente estudo feito pelo FNDE, de caracterização do transporte escolar rural brasileiro, verificou-se situações de alunos que passam até 4 horas dentro do veículo. Uma consequência disso é o cansaço e o desestímulo, o que possivelmente contribui para altos índices de repetência e evasão escolar. Neste trabalho buscaremos assinalar as dificuldades de acessibilidade às escolas rurais e da cidade. E as consequências que isso traz aos alunos e professores que ali estudam e trabalham. Reconhecer a real necessidade do transporte escolar para facilitar o acesso e a aprendizagem dos alunos que residem no campo é importante para fortalecer sua identidade campestre e a identidade cultural das pessoas que no campo vivem e constroem suas histórias de vidas. Portanto, valorizar o acesso às escolas rurais é reconhecer as especificidades da educação do campo, conforme descrito neste estudo, pois o aluno da zona rural precisa ser visto com olhares diferenciados em relação a sua cultura e seu aprendizado. Neste estudo, avaliaremos como a roteirização do transporte escolar, aproxima os alunos com a escola da sua comunidade rural. Para validação desta metodologia, foi feito um estudo de caso no Município de Junqueiro-AL.