O crescimento exponencial de escolas bilíngues no Brasil, resultante de alterações no panorama linguístico mundial e concepções de valor cultural agregado à língua (MEGALE, 2019), têm chamado a atenção de diversos pesquisadores. Porém, grande parte dessas escolas, de acordo com dados fornecidos pela Abebi , pertencem à rede privada de educação (MARINI, 2018). No ano de 2018, através do Decreto Municipal nº 11.850 (BLUMENAU, 2018) duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/SC se tornaram bilíngues, nos pares linguísticos português-inglês e português-alemão, dando início a uma jornada de expansão do ensino bilíngue público no município. Partindo deste cenário, a presente comunicação dispõe dos seguintes objetivos: 1) registrar os eventos constituintes na instauração da Educação Bilíngue Municipal em Blumenau/ SC e 2) compreender os processos envolvidos na gênese desta modalidade no ensino público municipal. No tocante ao método, nossa pesquisa se insere em uma vertente qualitativa (MARTINS, 2004; BOGDAN; BIKLEN, 1994) de viés bibliográfico tendo como geração de dados a análise documental (FLICK, 2009). No tocante ao embasamento teórico, nos aportamos em Grosjean (2010), Fritzen (2018), Cavalcante e Maher (2017), Probst e Fistarol (2019) e Megale (2019). Entre os resultados, embora a Educação Bilíngue na atualidade se concentre em escolas do setor privado, iniciativas como a do município de Blumenau/SC de ofertar educação bilíngue pública contribui para a democratização desta modalidade educacional.