Este artigo ressalta a importância da educação do campo em vislumbre de sua vasta abrangência nos territórios brasileiros, e teve como objetivo principal mapear os trabalhos publicados nos anais da revista do XIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) sobre a temática ensino de ciências na educação do campo. Para isso foi utilizado uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados se deu pela busca ativa no site do referido evento, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão da Literatura por Mapeamento. Conclui-se que existem poucos trabalhos científicos que envolvam o tema ensino de Ciências e a Educação do Campo e que os respectivos trabalhos encontrados mostram que o ensino de ciências nas comunidades que vivem no campo precisa de uma reformulação e atualização de seus modelos de aprendizagem, indicando uma atenção maior sobre o currículo e reformulações das práticas tradicionais, pois como foi observado os métodos de ensino utilizados pelos docentes ainda são bastante tradicionais, privilegiando-se a sequência do livro didático e as aulas expositivas, o que indica que há falhas em relação a promoção de formação continuada destes, e ressalta a importância de associar os estudos científicos com os saberes cotidianos dos alunos, que essa junção traz inúmeros benefícios sociais, pois os educandos reconhecem em si como agentes da mudança.