Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DE PESQUISAS DA XIII ENPEC SOBRE A TEMÁTICA ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90828 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4615 "inscrito_id" => 17588 "titulo" => "MAPEAMENTO DE PESQUISAS DA XIII ENPEC SOBRE A TEMÁTICA ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO" "resumo" => "Este artigo ressalta a importância da educação do campo em vislumbre de sua vasta abrangência nos territórios brasileiros, e teve como objetivo principal mapear os trabalhos publicados nos anais da revista do XIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) sobre a temática ensino de ciências na educação do campo. Para isso foi utilizado uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados se deu pela busca ativa no site do referido evento, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão da Literatura por Mapeamento. Conclui-se que existem poucos trabalhos científicos que envolvam o tema ensino de Ciências e a Educação do Campo e que os respectivos trabalhos encontrados mostram que o ensino de ciências nas comunidades que vivem no campo precisa de uma reformulação e atualização de seus modelos de aprendizagem, indicando uma atenção maior sobre o currículo e reformulações das práticas tradicionais, pois como foi observado os métodos de ensino utilizados pelos docentes ainda são bastante tradicionais, privilegiando-se a sequência do livro didático e as aulas expositivas, o que indica que há falhas em relação a promoção de formação continuada destes, e ressalta a importância de associar os estudos científicos com os saberes cotidianos dos alunos, que essa junção traz inúmeros benefícios sociais, pois os educandos reconhecem em si como agentes da mudança.Este artigo ressalta a importância da educação do campo em vislumbre de sua vasta abrangência nos territórios brasileiros, e teve como objetivo principal mapear" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17588_TB4615_06102022102645.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA CASTRO DE SOUSA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "andreiacastrosousafranca1" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90828 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4615 "inscrito_id" => 17588 "titulo" => "MAPEAMENTO DE PESQUISAS DA XIII ENPEC SOBRE A TEMÁTICA ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO" "resumo" => "Este artigo ressalta a importância da educação do campo em vislumbre de sua vasta abrangência nos territórios brasileiros, e teve como objetivo principal mapear os trabalhos publicados nos anais da revista do XIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) sobre a temática ensino de ciências na educação do campo. Para isso foi utilizado uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados se deu pela busca ativa no site do referido evento, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão da Literatura por Mapeamento. Conclui-se que existem poucos trabalhos científicos que envolvam o tema ensino de Ciências e a Educação do Campo e que os respectivos trabalhos encontrados mostram que o ensino de ciências nas comunidades que vivem no campo precisa de uma reformulação e atualização de seus modelos de aprendizagem, indicando uma atenção maior sobre o currículo e reformulações das práticas tradicionais, pois como foi observado os métodos de ensino utilizados pelos docentes ainda são bastante tradicionais, privilegiando-se a sequência do livro didático e as aulas expositivas, o que indica que há falhas em relação a promoção de formação continuada destes, e ressalta a importância de associar os estudos científicos com os saberes cotidianos dos alunos, que essa junção traz inúmeros benefícios sociais, pois os educandos reconhecem em si como agentes da mudança.Este artigo ressalta a importância da educação do campo em vislumbre de sua vasta abrangência nos territórios brasileiros, e teve como objetivo principal mapear" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17588_TB4615_06102022102645.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA CASTRO DE SOUSA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "andreiacastrosousafranca1" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo ressalta a importância da educação do campo em vislumbre de sua vasta abrangência nos territórios brasileiros, e teve como objetivo principal mapear os trabalhos publicados nos anais da revista do XIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) sobre a temática ensino de ciências na educação do campo. Para isso foi utilizado uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados se deu pela busca ativa no site do referido evento, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão da Literatura por Mapeamento. Conclui-se que existem poucos trabalhos científicos que envolvam o tema ensino de Ciências e a Educação do Campo e que os respectivos trabalhos encontrados mostram que o ensino de ciências nas comunidades que vivem no campo precisa de uma reformulação e atualização de seus modelos de aprendizagem, indicando uma atenção maior sobre o currículo e reformulações das práticas tradicionais, pois como foi observado os métodos de ensino utilizados pelos docentes ainda são bastante tradicionais, privilegiando-se a sequência do livro didático e as aulas expositivas, o que indica que há falhas em relação a promoção de formação continuada destes, e ressalta a importância de associar os estudos científicos com os saberes cotidianos dos alunos, que essa junção traz inúmeros benefícios sociais, pois os educandos reconhecem em si como agentes da mudança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.