Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO PROFLETRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90817 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4595 "inscrito_id" => 17621 "titulo" => "CONTRIBUÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO PROFLETRAS" "resumo" => "Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade. Estudos de Bakhtin, Marcuschi, Koch, Geraldi, Franchi, Antunes, dentre outros pesquisadores, valorizaram a linguagem em uso, interação, em detrimento de outras perspectivas tradicionais (linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Neste sentido, a partir da perspectiva do professor de língua portuguesa, em sala de aula, objetivou-se refletir sobre as contribuições que esses estudos trouxeram para as aulas de LP, ministradas por 01 professora do ensino básico, aluna do Profletras/UEPB/CH, no tocante ao ensino de gramática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa foram: leituras teóricas e análises de práticas de gramática, realizadas entre março e agosto de 2022. Os resultados apontaram que hoje, nas práticas de LP da docente, nos materiais didáticos planejados e nos Livros didáticos, é possível vislumbrar a introdução de perspectivas sociointeracionistas, textuais, discursivas, sociolinguísticas, pragmáticas. Mas ainda há ranço de práticas tradicionais (memorização, fragmentação, frases isoladas, valorização do padrão, culto). Concluiu-se que apesar dos avanços, ainda há lacunas teóricas nas práticas didáticas constituídas pela docente, bem como, no material didático a sua disposição.Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na con" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17621_TB4595_30112022164004.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALTAMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Altamara" "autor_email" => "letrasnara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90817 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4595 "inscrito_id" => 17621 "titulo" => "CONTRIBUÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO PROFLETRAS" "resumo" => "Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade. Estudos de Bakhtin, Marcuschi, Koch, Geraldi, Franchi, Antunes, dentre outros pesquisadores, valorizaram a linguagem em uso, interação, em detrimento de outras perspectivas tradicionais (linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Neste sentido, a partir da perspectiva do professor de língua portuguesa, em sala de aula, objetivou-se refletir sobre as contribuições que esses estudos trouxeram para as aulas de LP, ministradas por 01 professora do ensino básico, aluna do Profletras/UEPB/CH, no tocante ao ensino de gramática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa foram: leituras teóricas e análises de práticas de gramática, realizadas entre março e agosto de 2022. Os resultados apontaram que hoje, nas práticas de LP da docente, nos materiais didáticos planejados e nos Livros didáticos, é possível vislumbrar a introdução de perspectivas sociointeracionistas, textuais, discursivas, sociolinguísticas, pragmáticas. Mas ainda há ranço de práticas tradicionais (memorização, fragmentação, frases isoladas, valorização do padrão, culto). Concluiu-se que apesar dos avanços, ainda há lacunas teóricas nas práticas didáticas constituídas pela docente, bem como, no material didático a sua disposição.Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na con" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17621_TB4595_30112022164004.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALTAMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Altamara" "autor_email" => "letrasnara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade. Estudos de Bakhtin, Marcuschi, Koch, Geraldi, Franchi, Antunes, dentre outros pesquisadores, valorizaram a linguagem em uso, interação, em detrimento de outras perspectivas tradicionais (linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Neste sentido, a partir da perspectiva do professor de língua portuguesa, em sala de aula, objetivou-se refletir sobre as contribuições que esses estudos trouxeram para as aulas de LP, ministradas por 01 professora do ensino básico, aluna do Profletras/UEPB/CH, no tocante ao ensino de gramática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa foram: leituras teóricas e análises de práticas de gramática, realizadas entre março e agosto de 2022. Os resultados apontaram que hoje, nas práticas de LP da docente, nos materiais didáticos planejados e nos Livros didáticos, é possível vislumbrar a introdução de perspectivas sociointeracionistas, textuais, discursivas, sociolinguísticas, pragmáticas. Mas ainda há ranço de práticas tradicionais (memorização, fragmentação, frases isoladas, valorização do padrão, culto). Concluiu-se que apesar dos avanços, ainda há lacunas teóricas nas práticas didáticas constituídas pela docente, bem como, no material didático a sua disposição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.