REFLEXÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89859 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3211 "inscrito_id" => 15698 "titulo" => "REFLEXÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI." "resumo" => "A prática pedagógica no ensino de matemática é discutida neste estudo desenvolvido a partir da questão problema: Quais são as características da prática pedagógica descritas por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais em escolas públicas municipais de Picos – PI? No encalço dessa questão, delineamos como objetivo refletir sobre as características da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais em escolas municipais de Picos - Piauí. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir da aplicação de um questionário misto para 4(quatro) professoras de matemática dos anos iniciais, tendo na análise de conteúdo os subsídios para o tratamento dos achados. O referencial teórico sustenta-se nas contribuições dos autores Fiorentini (1998), Ribeiro (2018), Sousa (2010), Lopes (2018), Brito (2006), Brito (2007), Imbernón (2010), Zeichner (2003), Pimenta (1999) e Gomes (2002)., dentre outros. O ensino de matemática por professores polivalentes é bastante desafiador, dentre as professoras que participaram deste estudo umas possuem muitos anos de experiência e outras são recém-formadas, nos possibilitando conhecer diferentes realidades deste ensino. A discussão sobre esta temática permanece ativa, desta forma, é importante destacar a contribuição deste trabalho em futuras pesquisas, pois este estudo contém apenas algumas reflexões sobre a prática pedagógica de professores e constitui-se em desejo dos pesquisadores de alargar o campo de investigação em educação matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15698_TB3211_03102022221240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA ANDRESSA RODRIGUES DE SOUSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "Verônica Chaves" "autor_email" => "vechvs@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89859 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3211 "inscrito_id" => 15698 "titulo" => "REFLEXÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI." "resumo" => "A prática pedagógica no ensino de matemática é discutida neste estudo desenvolvido a partir da questão problema: Quais são as características da prática pedagógica descritas por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais em escolas públicas municipais de Picos – PI? No encalço dessa questão, delineamos como objetivo refletir sobre as características da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais em escolas municipais de Picos - Piauí. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir da aplicação de um questionário misto para 4(quatro) professoras de matemática dos anos iniciais, tendo na análise de conteúdo os subsídios para o tratamento dos achados. O referencial teórico sustenta-se nas contribuições dos autores Fiorentini (1998), Ribeiro (2018), Sousa (2010), Lopes (2018), Brito (2006), Brito (2007), Imbernón (2010), Zeichner (2003), Pimenta (1999) e Gomes (2002)., dentre outros. O ensino de matemática por professores polivalentes é bastante desafiador, dentre as professoras que participaram deste estudo umas possuem muitos anos de experiência e outras são recém-formadas, nos possibilitando conhecer diferentes realidades deste ensino. A discussão sobre esta temática permanece ativa, desta forma, é importante destacar a contribuição deste trabalho em futuras pesquisas, pois este estudo contém apenas algumas reflexões sobre a prática pedagógica de professores e constitui-se em desejo dos pesquisadores de alargar o campo de investigação em educação matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15698_TB3211_03102022221240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA ANDRESSA RODRIGUES DE SOUSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "Verônica Chaves" "autor_email" => "vechvs@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }