Resumo: Com base no percurso de doutoramento, apresenta-se neste trabalho resultados preliminares de construção teórico-conceitual em torno dos letramentos acadêmicos, com enfoque em questões de autoria subjacentes ao processo de produção textual no contexto da cultura digital. A pesquisa tem como aporte epistemológico a etnometodologia, fundamenta-se na concepção sociocultural de leitura e escrita e tem como questão norteadora: como os multiletramentos acadêmicos construídos por estudantes de cursos de licenciatura poderão contribuir para a apropriação, uso ético da informação e constituição da autoria, no contexto da cultura digital? Para responder à questão, um dos objetivos específicos da pesquisa é identificar quais são os letramentos acadêmicos que estudantes constroem visando a escrita acadêmica na cultura digital. Nessa perspectiva, o trabalho apresenta a caracterização de publicações indexadas na Web of Science acerca do termo “letramentos acadêmicos” buscando identificá-los bem como se, e de que forma, são tratadas nos textos recuperados as questões de autoria. A busca foi realizada na coleção principal no campo título e o recorte temporal considerou os últimos cinco anos, conduzindo inicialmente à recuperação de 103 publicações. Para a caracterização das publicações os dados foram organizados em uma planilha Microsoft Excel, com os seguintes campos: ano e tipo de publicação, idioma e tipo de autoria. O tratamento dado às questões relacionadas à autoria nos textos foi realizado com leituras técnicas. e categorização das abordagens.