A INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90589 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4278 "inscrito_id" => 17236 "titulo" => "A INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH" "resumo" => "A tecnologia vem ocupando mais espaço no dia a dia das pessoas, como uma forma de facilitar a vida e solucionar problemas, considerando tal fato, é posto que isolar o processo de ensino-aprendizagem destes avanços tecnológicos seria incoerente. Daqui a alguns anos, com o uso frequente de computadores, celulares, Smart TV’s, e utensílios domésticos inteligentes, a demanda pela produção de softwares para estes dispositivos aumentará ainda mais e, por isto, saber programar será uma habilidade necessária, para não dizer básica, na educação, saindo do ensino superior e técnico e indo para o ensino básico. Visto isto, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da introdução aos conceitos de lógica de programação com a linguagem de programação Scratch. Os principais referenciais teóricos para este artigo são a filosofia construtivista de Papert e alguns estudos sobre o uso da ferramenta Scratch no ensino de programação para jovens. Foram analisados os resultados de um minicurso, ministrado em três turmas dos anos finais do ensino fundamental, do 6º, 7º e 9º ano, sendo duas turmas de escola particular e uma de escola municipal, localizadas na cidade de Afogados da Ingazeira, no interior de Pernambuco. Foi realizado um estudo qualitativo durante as aulas do minicurso, e dentre os parâmetros analisados temos: o interesse e envolvimento com o tema proposto, e as dificuldades e soluções encontradas pelos alunos nas atividades práticas. Alguns dos resultados observados foram, em relação ao conteúdo, o entendimento de conceitos importantes de lógica de programação e a adaptação dos conteúdos apresentados parar atender seus próprios objetivos, e em relação aos alunos, algumas variações nos níveis de interesse e produtividade entre as turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17236_TB4278_30112022165714.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Clara" "autor_email" => "mcsv@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90589 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4278 "inscrito_id" => 17236 "titulo" => "A INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH" "resumo" => "A tecnologia vem ocupando mais espaço no dia a dia das pessoas, como uma forma de facilitar a vida e solucionar problemas, considerando tal fato, é posto que isolar o processo de ensino-aprendizagem destes avanços tecnológicos seria incoerente. Daqui a alguns anos, com o uso frequente de computadores, celulares, Smart TV’s, e utensílios domésticos inteligentes, a demanda pela produção de softwares para estes dispositivos aumentará ainda mais e, por isto, saber programar será uma habilidade necessária, para não dizer básica, na educação, saindo do ensino superior e técnico e indo para o ensino básico. Visto isto, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da introdução aos conceitos de lógica de programação com a linguagem de programação Scratch. Os principais referenciais teóricos para este artigo são a filosofia construtivista de Papert e alguns estudos sobre o uso da ferramenta Scratch no ensino de programação para jovens. Foram analisados os resultados de um minicurso, ministrado em três turmas dos anos finais do ensino fundamental, do 6º, 7º e 9º ano, sendo duas turmas de escola particular e uma de escola municipal, localizadas na cidade de Afogados da Ingazeira, no interior de Pernambuco. Foi realizado um estudo qualitativo durante as aulas do minicurso, e dentre os parâmetros analisados temos: o interesse e envolvimento com o tema proposto, e as dificuldades e soluções encontradas pelos alunos nas atividades práticas. Alguns dos resultados observados foram, em relação ao conteúdo, o entendimento de conceitos importantes de lógica de programação e a adaptação dos conteúdos apresentados parar atender seus próprios objetivos, e em relação aos alunos, algumas variações nos níveis de interesse e produtividade entre as turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17236_TB4278_30112022165714.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Clara" "autor_email" => "mcsv@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }