Este trabalho traz uma discussão acerca das contribuições que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) podem trazer para a Alfabetização Científica dos alunos quando inserida no atual Ensino de Ciências advindo do cenário de transformações que vem sendo causadas na educação brasileira com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Para a realização deste estudo, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a qual se deu através da revisão de artigos científicos publicados em revistas especializadas na área de ensino. Os resultados apontam que através da utilização da HFSC no Ensino de Ciências, obtém-se uma educação científica pautada na formação de cidadãos reflexivos e críticos sobre a sociedade em que estão inseridos. A utilização da HFSC no ensino proporciona que os alunos sejam preparados para ter uma vida em sociedade, na qual se tem o conhecimento de como estão sendo feitas as aplicações e as implicações da ciência no seu dia a dia, ajudando-o nas suas tomadas de decisões. No entanto, a utilização da HFSC no ensino, no propósito de uma Alfabetização Científica que contemple a formação de um indivíduo que atenda as ideias da atualidade, no que se refere aos aspectos sociedade e tecnologia, enfrenta muitos desafios que impedem a inserção de tópicos historiográficos nas aulas de Ciências.